Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR publica Política de Licenciamento de trabalhos

UTFPR publica Política de Licenciamento de trabalhos

Resolução

Documento é aplicado para a graduação e a pós-graduação Lato e Stricto Sensu
publicado: 30/11/2021 10h31 última modificação: 31/10/2022 09h29
Autores podem escolher entre seis tipos de licença para trabalhos (Foto: drobotdean /Freepik)

Foi disponibilizada a nova Política institucional de Licenciamento das versões finais dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e produtos educacionais e tecnológicos vinculados.

O diretor de graduação Paulo Walenia explica que o documento traz mais autonomia para a escolha de uma das seis licenças Creative Commons constantes na resolução. “A partir de agora, a definição da licença a ser adotada é atribuição do autor do trabalho, ouvido o seu orientador. Anteriormente isso era feito de forma padronizada para cada curso de graduação”, detalha.

Além disso, a política, que já incluía a graduação e os programas Stricto Sensu, também passa a contemplar as especializações Lato Sensu.

A ideia é proteger os direitos autorais e de propriedade intelectual de estudantes, servidores e pesquisadores da UTFPR e ampliar a visibilidade e o acesso ao conhecimento para a sociedade.

Mais sobre
A proposta foi elaborada pelo Comitê Gestor da Regulação da temática para discussão e aprovação em resolução conjunta dos conselhos de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG) e de Graduação e Educação Profissional (Cogep).