Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR quita débito e concretiza compra da Sede Neoville

UTFPR quita débito e concretiza compra da Sede Neoville

Câmpus Curitiba

Pagamento de R$ 11 milhões corresponde a um terço do valor devido
publicado: 05/01/2021 18h10 última modificação: 31/10/2022 09h45
Entrada principal da Sede Neoville (Foto: Reprodução/Sindutfpr)

A UTFPR iniciou o ano de 2021 com uma conquista para a comunidade acadêmica: a concretização da compra da Sede Neoville (Câmpus Curitiba), cujas negociações para quitação do débito foram encerradas no último dia 31 de dezembro. A área de aproximadamente 250 mil m², na Cidade Industrial de Curitiba, foi quitada com o pagamento de R$ 11.870.916,12 - um terço do valor inicialmente proposto pela empresa credora.

O pagamento do débito foi possível após uma série de negociações e uma análise técnica da Universidade, que constatou que parte do valor faltante era referente a juros da dívida, e não de capital; sendo possível utilizar recursos de custeio para o pagamento. "Nossos contadores realizaram estudo técnico quanto ao passivo registrado no balanço da instituição e entendemos que se tratava de encargos financeiros decorrentes de obrigações devidas a pessoas jurídicas, assim, foi possível realizar, ainda no exercício de 2020, a quitação total da dívida com créditos oriundos do orçamento corrente da UTFPR", explica a pró-reitora de Planejamento e Administração, Sonia Augustinho.

Segundo o reitor Marcos Schiefler, "a oportunidade era única: com os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre as atividades acadêmicas normais da Universidade, houve significativa redução nos valores dos contratos e demais despesas, gerando um montante de recursos no final do ano que, se não fosse utilizado para esta finalidade, não poderia ser utilizado para outros fins, dado o tempo exíguo de preparação e execução dos processos necessários".

"Como decisão de gestão, resolvemos aproveitar esta oportunidade ímpar e promover a quitação da dívida, antes que ela se tornasse 'impagável', tanto por conta do aumento galopante do seu valor, quanto pela quase impossibilidade de se reunir este montante novamente, em um único exercício", completa.

Para concretizar a negociação, a Auditoria Interna da UTFPR apresentou um estudo de equilíbrio de contrato, para verificação do valor que seria mais coerente com a situação. Essa análise foi submetida e validada pela Controladoria Geral da União.

Sede Neoville

Antiga fábrica da Siemens em Curitiba, a Sede Neoville foi adquirida pela UTFPR em 2014, em uma negociação que girou em torno dos R$ 65 milhões. Atualmente, a unidade sedia o Departamento Acadêmico de Educação Física do Câmpus Curitiba, com a oferta de uma graduação e um mestrado na área, uma estação solarimétrica, laboratórios e projetos de pesquisa e extensão. Um centro de inovação também encontra-se em fase de implantação na sede e a Universidade busca novos recursos para a instalação de outros departamentos acadêmicos.