Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR realiza atividades de planejamento e capacitação com servidores

UTFPR realiza atividades de planejamento e capacitação com servidores

Desenvolvimento Humano na UTFPR foi um dos destaques da programação
publicado: 01/03/2023 10h33 última modificação: 01/03/2023 11h32
Oficina sobre metodologias inovadoras de ensino (Foto: Decom)

Ao longo do mês de fevereiro, servidores docentes e técnico-administrativos da UTFPR participaram de uma série de atividades de planejamento e capacitação para o ano de 2023. Um dos destaques foi a participação de Lúcia Helena Galvão, que ministrou três palestras durante o evento ‘Desenvolvimento Humano na UTFPR’, realizado nos campi do Sudoeste (Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco) e com transmissão no Canal da UTFPR (YouTube). Durante as apresentações, Lúcia Helena defendeu a humanização das instituições como forma de se preparar para os novos contextos sociais.

Ao longo dos três dias de evento no Sudoeste, também foram realizadas oficinas sobre inovações na educação e reuniões das equipes das diretorias de Graduação e Educação Profissional dos campi. Como resultado das oficinas, foi proposta a criação da ‘Rede EduNova: Rede Colaborativa de Inovação na Educação Superior’.

Os objetivos da rede são: identificar docentes que utilizam metodologias ativas, mapear a estrutura para a realização das práticas inovadoras, difundir boas práticas de inovações na educação, acompanhar a implantação de novos projetos nas unidades curriculares, definir uma jornada de docentes e discentes na Universidade e propor modelos acadêmicos.

“Tivemos importantes avanços. As oficinas nos proporcionaram uma compreensão mútua das realidades dos campi do Sudoeste, no que se refere às inovações na educação, e foi possível perceber o desejo da nossa comunidade de se reinventar para os desafios do presente. A ideia é estruturar essa rede no Sudoeste para, na sequência, expandir e adaptar essa forma de integração nas demais regiões em que a UTFPR está presente”, comenta Leonelo Almeida, diretor de Graduações da UTFPR.

Atividades locais

Além disso, cada campus e a Reitoria da Universidade realizaram programação própria, que contou com palestras, debates, mesas-redondas e reuniões de planejamento. Na sede da UTFPR, pró-reitorias, diretorias de área e assessorias especializadas discutiram, por exemplo, projetos sistêmicos para toda a Universidade.

Já no Campus Apucarana, houve palestras, rodas de conversa e oficinas. Foram abordados temas como pessoas com altas habilidades e TDAH no meio universitário, primeiros socorros, extensão, avaliação universitária, entre outros.

Em Campo Mourão, entre os destaques da programação estavam palestras online sobre educação pública e permanência de estudantes com professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Vitor Henrique Paro e Marilda da Silva, respectivamente. Outros assuntos debatidos abordaram plano de ensino, atividades de extensão e Incubadora.

O Campus Cornélio Procópio, entre outras atividades, realizou uma palestra sobre práticas de ensino com o professor Roberto Pereira (UFPR), abordando ensino lúdico por jogos de tabuleiro, além de reuniões de trabalho sobre Enade e Avaliação Institucional.

Em Londrina, foram organizadas palestras, oficinas e reuniões de planejamento. Entre os temas, o perfil do estudante e sua permanência na Universidade, além de projetos pedagógicos e plano de ensino, foram abordados com os servidores.

O Campus Pato Branco realizou oficina sobre práticas avaliativas e contou com atividades em mesas-redondas sobre o assunto durante dois dias de evento. Também contou com palestras e capacitações sobre inclusão universitária, prevenção a incêndio, primeiros socorros, entre outras.

Ponta Grossa, por sua vez, iniciou as atividades com informações sobre a realização do vestibular na instituição e as comemorações dos 30 anos do Campus, data celebrada neste ano. Além das palestras, oficinas, mesas-redondas, a programação contou com reuniões de trabalho organizadas pelos departamentos e coordenações de curso.

Em Santa Helena, por fim, foi realizada uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e uma capacitação em primeiros socorros e emergências. Outra palestra foi sobre "A Docência Universitária: um olhar sobre Inclusão", com a professora da Unioeste, Maria Lidia Sica Szymanski.

“Nós da UTFPR estamos atentos às modificações que ocorrem na sociedade, nos mercados de trabalho e na personalidade dos jovens que chegam ao ensino superior. É nosso compromisso preparar nossos professores para estes novos cenários”, comenta o pró-reitor Jean-Marc Lafay.