Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR recebe escritura para instalação do Parque Ecotecnológico

UTFPR recebe escritura para instalação do Parque Ecotecnológico

Campus Ponta Grossa

Doação da Prefeitura de Ponta Grossa também contempla a UEPG e o IFPR
publicado: 08/10/2021 17h20 última modificação: 31/10/2022 09h31
Schiefler, prefeita Elizabeth e os reitores do IFPR e UEPG (Decom)

A UTFPR recebeu na quarta-feira (7) o documento de escrituração de um terreno de 61 mil m², onde será instalado o Parque Ecotecnológico, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A doação foi realizada pelo Poder Executivo local e contempla, também, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A área fica ao lado do Campus Ponta Grossa da UTFPR e tem por objetivo fornecer espaço de interação entre as três instituições para formação de capital intelectual em todos os níveis de ensino - médio, técnico, graduação e pós-graduação. “A intenção é compor, juntamente com as outras instituições de inovação do parque, em uma área comum com os acadêmicos podendo percorrer em todas as áreas”, comenta o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler.

O gestor destacou também o papel e a importância do Campus Ponta Grossa para o sistema UTFPR. "Ponta Grossa é um dos nossos campi mais significativos, um dos primeiros, implantado em 1993, e que precisa, para pensar no seu futuro, dessa área para um centro de inovação ou parque tecnológico. Temos uma grade capilaridade no Paraná, com 13 campi, e temos o espírito de trabalhar em rede, seja internamente ou com instituições parceiras", disse ao destacar que recebe a escrituração com um presente à UTFPR, que acaba de completar 112 anos de instituição e 16 anos de Universidade.

Durante a cerimônia, a prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou o poder da educação na transformação da sociedade: “E no contexto do Parque Tecnológico, a transformação acontece por meio da inovação, do desenvolvimento e da formação de mão de obra qualificada para nossas indústrias”.

Também participaram do evento os reitores da UEPG, Miguel Sanches Neto, e do IFPR, Odacir Zanatta. “Esta é mais uma ação do IFPR visando proporcionar, de forma mais ampla possível, o acesso à Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, comentou Zanatta ao destacar o papel da UTFPR na articulação do projeto

Homenagem

Ainda durante a cerimônia, a prefeita Elizabeth Schmidt propôs que o futuro Parque Ecotecnológico receba o nome do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, um dos responsáveis pela instalação de uma unidade de ensino descentralizado do então Cefet-PR no município. O trabalho de Wosgrau em prol da UTFPR foi reconhecido pelo Conselho Universitário em 2019, quando lhe outorgou o título honorífico de Mérito Universitário. O ex-gestor faleceu no último mês de julho.