Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR recebe pacote com 114 vagas para servidores docentes e técnico-administrativos
conteúdo

Notícias

UTFPR recebe pacote com 114 vagas para servidores docentes e técnico-administrativos

Gestão

Números põem a UTFPR entre as universidades com a maior quantidade de vagas recebidas
publicado: 01/08/2023 15h51 última modificação: 01/08/2023 16h54
Sede da Reitoria da UTFPR, em Curitiba (Foto: Decom)

Sede da Reitoria da UTFPR, em Curitiba (Foto: Decom)

Foi publicada, no Diário Oficial da União do último dia 29, a portaria conjunta dos ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Educação (MEC) que destina vagas de servidores docentes e técnico-administrativos para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para a UTFPR, serão destinadas 50 vagas para a carreira do Magistério Superior, com mais 10 para substitutos, e outras 64 para técnicos-administrativos em educação, sendo 19 da classe D (nível médio) e 45 da classe E (nível superior).

Os números põem a UTFPR entre as universidades com a maior quantidade de vagas recebidas. A medida ocorre a partir de remanejamento orçamentário, ou seja, sem aumento das despesas previstas, permitindo a contratação de professores e técnicos para as universidades ainda neste ano de 2023. 

Segundo o reitor Marcos Schiefler, em pronunciamento à comunidade acadêmica, publicado na Canal da UTFPR, a Reitoria da Universidade trata como prioridade a contratação de novos servidores para a instituição: "esses números, ainda muito aquém de nossas reais necessidades, são promissores e animadores, pois não só mostram a disposição do Governo Federal em fortalecer as IFES, mas, fundamentalmente, demostram que os nossos reiterados e incessantes esforços em Brasília, junto ao MEC, vem surtindo e surtirá os efeitos desejados".

"Desde o início de nossa gestão, por meio de reuniões e contatos periódicos, vimos municiando os dirigentes daquela pasta com documentos detalhados, comparativos e consubstanciados, devidamente protocolados, os quais retratam a realidade do déficit histórico da força de trabalho da UTFPR", acrescenta.

O próximo passo, ainda segundo o reitor, será discutir e aprovar com as pastas da Reitoria e as diretorias-gerais dos campi da Universidade, os critérios de definição da melhor destinação das vagas.

Confira o pronunciamento completo do reitor: