Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR recebe visita de representantes da Angola

UTFPR recebe visita de representantes da Angola

publicado: 17/07/2019 12h13 última modificação: 31/10/2022 10h00
UTFPR recebe comitiva na sala de reuniões em Curitiba | Foto: Decom

Nesta quarta-feira (17), representantes da Angola visitaram a UTFPR para discutir a possibilidade de estabelecer uma parceria com a Universidade Agostinho Neto (UAN).

A comitiva foi recebida por Carlos Cziulik, diretor adjunto de relações interinstitucionais, e Igor Cordeiro, coordenador de relações internacionais da UTFPR.

Estiveram presentes Eduardo Baptista, diretor do Ministério do Ambiente da Angola, e Lumbo Monteiro, presidente da Agência Nacional de Resíduos da Angola, acompanhados por Maurício Degelmann, membro do Instituto GT3 (Grupo de Trabalho do Terceiro Setor).

Na ocasião, Carlos Cziulik fez a apresentação sobre os acordos de cooperação internacional existentes e sobre a UTFPR. “Visamos ir além do foco acadêmico, por meio do trabalho conjunto para o desenvolvimento de novas tecnologias e a abertura de oportunidades”, explicou.

Baptista sinalizou o interesse para a capacitação de profissionais do país africano em temas ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente. “Acredito que a educação seja o coração de tudo. Precisamos promover qualificação técnica para trazer um retorno para a nossa população”, concluiu. Ainda, Monteiro apontou a necessidade de desenvolver projetos aplicados e citou exemplos na área da piscicultura e de energias renováveis. “É importante que possamos firmar uma parceria que beneficie ambas as instituições”, disse.

O encontro foi o primeiro passo para que a UTFPR estabeleça uma parceria com a Angola. A proposta é iniciar projetos com a UAN, que é uma instituição angolana de ensino superior pública, que abriga sete faculdades, uma escola e dois institutos superiores.

Parceiras internacionais

Atualmente, a UTFPR conta com acordos de cooperação internacional com instituições de 30 países distintos. São eles: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Chipre, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

Confira as fotos da reunião no Flickr Oficial da UTFPR.