Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR receberá R$ 230 mil em bolsas da Fundação Araucária e Renault do Brasil

UTFPR receberá R$ 230 mil em bolsas da Fundação Araucária e Renault do Brasil

Indústria Automotiva

Recursos irão para quatro bolsas de graduação, duas de mestrado e uma de doutorado
publicado: 28/08/2023 17h11 última modificação: 28/08/2023 17h11
Programa permite que bolsistas apoiem a Renault do Brasil no desenvolvimento de pesquisas científicas e inovações (Foto: Renault do Brasil)

O projeto institucional da UTFPR na área da indústria automotiva foi aprovado no edital do Programa de Bolsas Fundação Araucária & Renault do Brasil. Ao todo, serão destinados R$ 230.400,00 para quatro bolsas de graduação, duas de mestrado e uma de doutorado. O processo seletivo dos bolsistas deverá ser iniciado em dezembro.

Fazem parte do projeto institucional da UTFPR subprojetos coordenados pelos professores Jefferson Tales Oliva (Campus Pato Branco), Carlos Henrique Illa Font, Joseane Pontes (Campus Ponta Grossa) e Marcos Roberto Bombacini (Campus Toledo). A coordenação geral é do professor André Schneider de Oliveira, diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

A proposta da UTFPR aprovada apresenta cinco temas: eficiência energética dos veículos de combustão interna; tratamento de dados com inteligência artificial; estruturação, integração e confiabilização de sistemas/soluções da indústria 4.0; simulador de cenários para otimizar a taxa de enchimento de contêineres; e estruturação, integração e confiabilização das células robotizadas e manuais.

Os valores das bolsas serão de R$ 1.500,00 para a graduação, de R$ 2.800,00 para o mestrado, ambas com duração de até 12 meses, e de R$ 3.800,00 para estudantes de doutorado, pelo período de até 24 meses.

Para André Schneider, o projeto institucional é uma importante forma de cooperação da Universidade com um dos eixos industriais mais relevantes no Paraná. “O projeto permite que alunos de diferentes níveis se especializem na área automotiva, produzindo soluções inovadoras”, afirma o diretor. Segundo ele, já são muitos anos de atuação da UTFPR com a indústria automotiva, havendo alinhamento dos interesses dos programas de pós-graduação da Universidade com as demandas do setor.

Programa

O Programa de Bolsas Fundação Araucária & Renault do Brasil teve início em 2014 e permite que bolsistas apoiem a multinacional no desenvolvimento de pesquisas científicas e inovações. O objetivo é incentivar a articulação entre instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e a Renault do Brasil, oportunizando parceria na formação de futuros profissionais e favorecendo o aprendizado de estudantes em práticas diferenciadas relacionadas ao universo do setor automotivo.