Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR sedia cerimônia do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

UTFPR sedia cerimônia do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Paraná faz Ciência

Solenidade contou com a premiação de dois pesquisadores da Universidade
publicado: 02/12/2022 09h26 última modificação: 02/12/2022 10h37
Professores premiados, Glauco Vieira Miranda e Péricles Inácio Khalaf (Foto: Decom)

Professores premiados, Glauco Vieira Miranda e Péricles Inácio Khalaf (Foto: Decom)

No último dia 30 de novembro, o Auditório do Campus Curitiba sediou a entrega da premiação do 35° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Paraná.

Ao todo, foram 73 inscrições homologadas, com projetos de pesquisa, extensão e inovação, além de reportagens pautadas no desenvolvimento científico e tecnológico, em trabalhos de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra.

A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Tangriani Siminoni Assmann, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Claudia Regina Xavier, do pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, além de demais autoridades, servidores, pesquisadores e convidados.

Entre os premiados na categoria do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) 2022 estão dois professores da UTFPR:  4º lugar – Glauco Vieira Miranda, professor do Curso de Agronomia do Câmpus Santa Helena, com o projeto de uma fazenda urbana tecnológica em um container; e 5º lugar – Péricles Inácio Khalaf, professor do Departamento de Química do Câmpus Pato Branco, com um protótipo para produção local de água ativada por plasma.

Em 2023, as áreas previstas para o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais. Os trabalhos concorrentes devem contemplar, nas respectivas áreas, campos do conhecimento específicos, como: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Psicologia, Recursos Florestais, Sociologia, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, entre outros.