Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR sedia reunião da Rede Sustenta Paraná

UTFPR sedia reunião da Rede Sustenta Paraná

Sustentabilidade

Instituições do Executivo, Legislativo e Judiciário traçam plano de ação para sustentabilidade.
publicado: 20/04/2022 15h50 última modificação: 31/10/2022 09h20
Reunião da Rede Sustenta Paraná, no Campus Curitiba (Foto: Divulgação)

Foi realizada nesta terça-feira (19), no Escritório Verde do Campus Curitiba, a primeira reunião presencial da Rede Paranaense para a Sustentabilidade na Gestão Pública (Sustenta Paraná) após o início da pandemia da Covid-19. Ao todo, 30  instituições dos três poderes e das três esferas de governo participaram do encontro.

Em pauta, o delineamento de ações conjuntas para a promoção de ações de sustentabilidade nas instituições. "Muitas temáticas já fazem parte do trabalho desenvolvido pela UTFPR. A ideia inicial é disseminar a nossa campanha de comunicação sobre sustentabilidade nas demais instituições", comenta Tamara Van Kaick, representante da Universidade na rede.

Ainda segundo Tamara, na sequência, outro objetivo é envolver a UTFPR como agente externo de compostagem para as instituições. "Como universidade, temos uma diversidade de potencial de ações, com grande potencial de apoiar a rede", destaca.

Alguns dos trabalhos da Rede Sustenta Paraná foram publicados na obra 'Gestão Pública Brasileira: Inovação Sustentável em Rede', que apresenta uma amostra do potencial e dos resultados da atuação dos órgãos e instituições públicas do Paraná, e do impacto e contribuição invisíveis que esse trabalho traz à sociedade ao revelar o capital social intangível que se constrói a partir do trabalho colaborativo.

O engajamento da UTFPR no grupo ganhou impulso com os trabalho da Comissão Central do Plano de Logística Sustentável, responsável pela implementação da Políticas de Sustentabilidade na Universidade. Aprovada pelo Conselho Universitário em 2019, a política estabelece diretrizes, princípios e objetivos para serem inseridos no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na governança, visando desenvolver uma cultura voltada para a sustentabilidade do planeta e da sociedade.