Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR tem 50% das vagas para estudantes de escola pública

UTFPR tem 50% das vagas para estudantes de escola pública

Graduação

publicado: 24/01/2020 13h14 última modificação: 31/10/2022 10h01
Fachada do Câmpus Cornélio Procópio

Até o próximo domingo (26), são realizadas as inscrições para concorrer às 4.542 vagas nos 111 cursos de graduação da UTFPR, na edição Sisu 2020.1. Os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em uma escola pública podem concorrer a uma vaga na universidade pelo sistema de cotas.

Criado por lei em 2012, o sistema de cotas determina que as instituições federais de ensino superior garantam 50% de suas vagas para esse público, através do Sisu. Esse percentual é dividido em oito categorias de acordo com as especificações do edital. Confira abaixo cada uma das categorias existentes no processo de seleção.

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Para concorrer em uma dessas categorias, os interessados devem apresentar a documentação comprobatória para a realização da matrícula. Para conferir essa relação de documentos, acesse a página do Sisu. Também é possível conferir a quantidade de vagas para o curso escolhido em cada categoria, clique aqui.