Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR tem 578 bolsistas atuando em escolas públicas

UTFPR tem 578 bolsistas atuando em escolas públicas

Licenciatura

Universidade também conta com outros 55 estudantes voluntários
publicado: 30/03/2023 11h30 última modificação: 30/03/2023 11h48
Participantes* do PRP (foto: divulgação)

Os estudantes de Licenciaturas da UTFPR estão cada vez mais presentes nas escolas da rede pública, em três programas diferentes: Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica (PRP) e Licenciando.

A ideia é antecipar a ligação com essas instituições para a atuação profissional futura. Até o momento, são 578 bolsistas e mais 55 voluntários que exercem a prática pedagógica, sob a supervisão de um docente responsável.

Com isso, os estudantes vivenciam o ambiente e podem conhecer melhor o cotidiano, desde a preparação até a realização das atividades. “É possível acompanhar a evolução de algumas turmas e entender na prática como funciona uma sala de aula”, conta Maria Gabrielly de Souza, bolsista do PRP, do Campus Cornélio Procópio.

Os licenciandos aprendem e, ao mesmo tempo, dão apoio ao trabalho das escolas, podendo criar soluções mais direcionadas a cada necessidade. “O professor tem uma ajuda a mais para desenvolver suas aulas, com mais possibilidades de alcançar a aprendizagem na sala toda, visto que se tem mais pessoas para ajudar a tirar dúvidas e explicar aquilo que o aluno não entendeu”, afirma.

Para o bolsista do Licenciando do Campus Londrina, Gabriel Pereira da Silva, a vivência em sala de aula é uma qualificação fundamental para a formação dos futuros docentes. “Nosso sistema educacional está passando por algumas mudanças, que irá provocar uma competição mais acirrada no mercado de trabalho de docentes, que só terá espaço para os melhores profissionais”, diz.

De acordo com Fabiana Pauletti, assessora para Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, a demanda por professores ampliou em todas as áreas. “Tende a aumentar ainda mais com a implementação do novo Ensino Médio, que acrescentou 240 horas em cada ano. Isso implica em mais três profissionais para cada turma e representa uma demanda real para novos docentes na educação pública”, conclui.

Conheça cada programa voltado para os cursos de Licenciatura da UTFPR:

Pibid
A Iniciação à Docência permite o primeiro estágio em sala de aula, por meio do fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UTFPR é uma das 250 instituições selecionadas para ofertar o programa com a atuação de 13 voluntários e 288 bolsistas. A seleção para distribuição da bolsa é feita por meio de edital da Diretoria de Graduação (Dirgrad), com cotas de R$700 por mês, com duração de até 18 meses e regime, no mínimo de 8 horas semanais.

PRP
A experiência também é viabilizada pela Residência Pedagógica para quando estiverem mais próximos de se graduar, após a metade da graduação ou do 5º período. A Universidade também está entre as 230 instituições que ofertam o programa, com 12 voluntários e 210 bolsistas. Também com seleção por edital da Dirgrad, as bolsas são de R$700 mensais, com duração 18 meses, com carga horária total de 414 horas, divididas em três módulos de seis meses, com 138 horas cada.

Licenciando
Desta vez com os recursos da UTFPR, a iniciativa promove a atuação no âmbito das escolas da educação básica, com a produção de conhecimento sobre a prática pedagógica. O edital da Pró-reitoria de Graduação dá apoio de R$ 1,5 mil para custeio das propostas selecionadas nos campi e disponibiliza até quatro cotas de bolsas de R$ 500 mensais para cada projeto.

Outro programa
O Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) é um outro tipo de oportunidade disponível, que visa incentivar o início da carreira científica. Atualmente, são 83 licenciandos da UTFPR que atuam em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Também com fomento da Capes, o edital da Dirgrad concede bolsas de R$ 700 mensais, com duração de até 18 meses e regime, no mínimo de 8 horas semanais.

*Foto: Preceptora do projeto PRP: Simone Alcova, Edson Dias Junior, João Fernandes, Juliana Gonçalves, Marielen dos Santos, Maria Gabrielly de Souza e Victor Corrêa