Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR tem dois cursos conceito 5 e três conceito 4 no Enade 2022

UTFPR tem dois cursos conceito 5 e três conceito 4 no Enade 2022

Foram avaliados cinco cursos dos campi Apucarana, Curitiba e Pato Branco
publicado: 06/11/2023 17h36 última modificação: 06/11/2023 17h36
Administração de Curitiba e Ciências Contábeis de Pato Branco receberam conceito máximo (Foto: Freepik)

Dois dos cinco cursos da UTFPR participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 receberam conceito 5. Obtiveram a avaliação máxima Administração do Campus Curitiba e Ciências Contábeis do Campus Pato Branco.

Os outros três cursos da UTFPR avaliados nesta edição atingiram o conceito 4. Foram eles: Tecnologia em Design de Moda, do Campus Apucarana, Tecnologia em Design Gráfico, do Campus Curitiba, e Administração, do Campus Pato Branco.

Com conceito Enade contínuo 4,87, o curso de Administração do Campus Curitiba teve a 10ª melhor nota entre todos os cursos da área no país e a primeira entre os da região Sul. Também ficou em primeiro lugar na região Sul o curso de Tecnologia em Design Gráfico, sendo ainda o sétimo melhor no país, com conceito Enade contínuo 3,869.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Já o conceito Enade é um indicador que expressa uma medida relativa do desempenho médio dos estudantes de um curso com relação ao desempenho médio da área de avaliação a qual ele pertence. O cálculo leva em consideração: o número de estudantes participantes no exame e com resultados válidos, o desempenho dos estudantes participantes na parte de formação geral do exame e o desempenho na parte de componente específico.

Mais informações sobre o exame podem ser encontradas no site do MEC.