Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Vestibular UTFPR aborda inteligência artificial e empregabilidade

Vestibular UTFPR aborda inteligência artificial e empregabilidade

Mais 5 mil candidatos fizeram prova neste domingo, em 13 cidades do PR
publicado: 05/06/2023 13h14 última modificação: 05/06/2023 13h29
Foto: Decom

O tema da redação do Vestibular UTFPR 2023.2, aplicada juntamente com as provas objetivas neste domingo, 4 de junho, trouxe como tema  a "relação entre a Inteligência Artificial e o emprego". Os 5.573 candidatos que compareceram ao exame necessitaram fazer um texto dissertativo-argumentativo apresentando uma proposta de intervenção à temática apresentada.

O Vestibular UTFPR foi realizado simultaneamente nas 13 cidades com campus da Universidade: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

A redação deveria ter entre 15 e 20 linhas e passará, agora, pela avaliação de dois profissionais. Quando a diferença das duas notas for de até 20 pontos, é aplicada a média aritmética. Caso seja maior que isso, acontece uma terceira avaliação para compor a média aritmética.

Segundo o reitor da instituição, Marcos Schiefler,  “todo o processo deste vestibular foi notável; nossa ousadia em retomá-lo depois de 13 anos foi recompensada com a divulgação inigualável de nossa universidade nas mídias de todo o estado; mostramos a eficiência da UTFPR na união dos 13 campi para a composição de um processo bem sucedido. Trouxemos novos estudantes para nossos cursos, sempre protegendo os ganhos sociais que nosso país conquistou em prol à inclusão nos cursos superiores das universidades federais - e hoje, com segurança e profissionalismo, união entre nossos servidores, em todo o Paraná, proporcionamos um exame exemplar”.

Dos 6.848 candidatos inscritos, a grande maioria realizou as provas: 5.573, com 1.275 faltantes, representando 18,62% dos inscritos. Ao todo, o Vestibular UTFPR 2023.2 oferta 3.006 vagas em 107 cursos de graduação. Os cinco cursos mais concorridos são: Engenharia da Computação (Campus Curitiba), com 30,48 candidatos por vaga ofertada; Arquitetura e Urbanismo (Curitiba), 30,47; Design Gráfico – manhã (Curitiba), 21,33; Design Gráfico – noite (Curitiba), 17,73; e Sistemas de Informação (Curitiba), 17,61.

O caderno completo de provas será divulgado neste terça-feira, dia 6, na página do Vestibular UTFPR. O gabarito das questões objetivas será disponibilizado no dia 7 de junho e o resultado dos candidatos aprovados deve ser publicado no dia 17 de julho.