Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Vestibular UTFPR: crescimento nas matrículas marca 1ª chamada

Vestibular UTFPR: crescimento nas matrículas marca 1ª chamada

Indicadores

Combinação dos processos seletivos Vestibular e Sisu se mostra exitosa
publicado: 31/07/2023 16h13 última modificação: 04/08/2023 11h14
Exibir carrossel de imagens Aplicação das provas do Vestibular UTFPR no Campus Londrina (Foto: Ascom-LD)

Aplicação das provas do Vestibular UTFPR no Campus Londrina (Foto: Ascom-LD)

A UTFPR finalizou nesta segunda-feira, 31 de julho, o processo de matrícula dos aprovados na 1ª chamada do Vestibular UTFPR 2023/2. Um dos destaques, em análise conjunta com a convocação do Sisu, é o aumento no número de matrículas efetivadas.

Considerando a documentação até o momento homologada, o Vestibular UTFPR apresentou-se como um processo mais efetivo em comparação ao Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal (Sisu), segundo o pró-reitor Jean-Marc Lafay. O gestor afirma que "a conversão de homologação de documentos na 1ª chamada dos processos seletivos de meio de ano historicamente é baixa, não excedendo 30%, conforme constata-se ao observar os dados da série histórica para os períodos de 2017/2 a 2022/2."

Histórico da efetivação de matrícula no ingresso para o segundo semestre letivo (Imagem: DEPPS)

Série histórica de efetivação de matrícula na primeira chamada (Imagem: DEPPS)

"Destaca-se, por exemplo, que, em comparação à seleção 2022.2, o acréscimo médio no índice foi de 7%", comenta. Esses números já incluem a análise de documentos dos candidatos que concorreram por alguma categoria de cota.

Ainda, segundo Lafay, "a combinação dos processos seletivos Vestibular e Sisu se mostrou exitosa na 1ª chamada, pois a conversão de homologação de documentos deste semestre é um dos maiores valores da série histórica, senão o maior, uma vez que os percentuais de 2020/2 são oriundos de um cenário de período pandêmico, quando o edital de processo seletivo esteve na praça por praticamente seis meses, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021".

Convocados no Sisu e Vestibular, edição 2023/2 (Imagem: DEPPS)

Cor azul representa convocados no Sisu e cor laranja, no Vestibular, segmentados por campus e por processo seletivo (Imagem: DEPPS)

O coordenador do Vestibular UTFPR, Newton Will, acrescenta que, "embora o Sisu, por sua abrangência nacional, tenha convocado 86,32% das vagas ofertadas pela UTFPR, apenas 24,36% enviaram documentação, sendo que destes somente 18,21% tiveram sua documentação homologada em 1ª chamada; ante 68,92% dos convocados pelo Vestibular, quando um número maior [39,10%] enviaram documentação, fechando a 1ª chamada com 29,65% de homologação de documentos".

"Ou seja, com estes primeiros números observa-se no Vestibular, processo mais regionalizado, um percentual menor de convocação de 1ª chamada, mas substancialmente maior de homologação de documentos", assegura.

Envio de requerimento de matrícula no Sisu e Vestibular, edição 2023/2 (Imagem: DEPPS)

A cor azul representa convocados no Sisu e cor laranja, no Vestibular, segmentados por campus e por processo seletivo (Imagem: DEPPS)

Os indicadores, explicam os gestores, estão em curva de crescimento, uma vez que ainda haverá convocação dos aprovados em 2ª chamada, a ser publicada nesta terça-feira (1º), com envio de documentos para análise deste grupo de candidatos nos dias 2 e 3 de agosto. Após a conclusão do processo, a Coordenação do Vestibular UTFPR disponibilizará um relatório consubstanciado com dados e estatísticas do exame.

Documentação homologada no ingresso de inverno (Imagem: DEPPS)

Documentação homologada nos seletivos de ingresso 2023.2. Os gráficos representam os percentuais segmentados em cada processo seletivo, Sisu e Vestibular (Imagem: DEPPS)

Vestibular UTFPR

O Vestibular UTFPR voltou a ser realizado como mais uma opção de ingresso para os cursos de graduação da Universidade após um interstício de 13 anos. Ao todo, foram ofertadas 3.006 vagas em 107 cursos de graduação. As provas foram aplicadas simultaneamente nas 13 cidades com campus da Universidade no dia 4 de junho.

Retificação no resultado

O resultado final do Vestibular UTFPR 2023/2 passou por retificação, no último dia 26 de julho, em razão de uma inconsistência no processamento das inscrições, o que gerou mudança na classificação da categoria de 26 candidatos. Uma vez constatado o erro, a UTFPR solicitou à Funtef-PR, banca contratada para a organização do exame, a imediata a retificação do resultado. Do grupo de candidatos afetados pelo problema, o que representa apenas 0,38% do total de inscritos, 11 alcançaram a pontuação necessária para aprovação e 15 não atingiram as respectivas notas de corte para ampla concorrência, sendo reclassificados na Lista de Espera dos cursos.