Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Workshop reúne Brasil e Reino Unido para debater a igualdade de gênero

Workshop reúne Brasil e Reino Unido para debater a igualdade de gênero

Mulheres na Ciência

Em dois dias de evento, o workshop conta com a participação de representantes do ITA, Unifesp, UFPE, UFSJ, Cesupa e Essex
publicado: 24/05/2023 12h09 última modificação: 25/05/2023 16h21
Professora da Universidade de Essex, Maria Fasli, na abertura do evento (Foto: Decom)

Teve início nesta quarta-feira, dia 24, o Workshop Mulheres na Ciência: gênero, equidade e parcerias (WWS) na UTFPR. Em dois dias, o evento vai debater e apresentar ações que busquem promover a equidade de gênero nas áreas de ciências, tecnologia, ensino superior em instituições de pesquisa no Brasil. O workshop está sendo realizado no miniauditório do Campus Curitiba até esta quinta-feira, dia 25.

Para a cerimônia de abertura do evento estavam presentes a vice-reitora Tangriani Assmann, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Claudia Xavier, a coordenadora de fomentos e bolsa da Proppg e do programa Emíli@s: Armação em Bits, Maria Caudia Emer, a chefe do Departamento de Relações Internacionais, Ana Paula Seciuk, o chefe do Departamento de Informática (Dainf) do Campus Curitiba, Marcelo Mikosz, e a reitora executiva da Faculdade de Ciências e Saúde da Universidade de Essex (Reino Unido), Maria Fasli.

Durante o evento, a vice-reitora Tangriani também realizou o lançamento oficial do Comitê Fala Mulher da UTFPR com a participação de 18 servidoras da instituição para atuarem e apoiarem as diferentes iniciativas de suporte, visibilidade e equidade das mulheres na Universidade.

Mulheres na Ciência

O workshop da UTFPR faz parte do programa internacional ‘Women in Science: gender, equity and partnerships’ e é financiado pelo British Council, em parceria com a Universidade de Essex, do Reino Unido, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e o Centro Universitário do Pará (CESUPA), do Brasil.

Para a coordenadora do evento da UTFPR, Maria Claudia Emer,  é uma oportunidade para compartilhar os resultados das pesquisas em andamento no Brasil e no Reino Unido na área de Mulheres & STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), bem como promover discussões sobre a equidade de gênero no ensino superior e na pesquisa.

O evento é organizado pelo programa de extensão Emili@s: Armação em Bits e conta com o apoio do Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade (PET- CoCE), além do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF).

Confira as fotos do evento no Flickr Oficial da UTFPR.