Notícias
AULA MAGNA
Na quarta-feira, dia 13 de setembro de 2023, foi realizada no Campus Guarapuava a aula inaugural do curso de Engenharia Mecatrônica, que iniciou neste semestre, decorrente da transformação do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial.
O destaque da aula foi a palestra do professor Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária. Com sua ilustre presença e didática, abordou temas ligados à tecnologia e inovação, como a Inteligência Artificial, e reflexões acerca do curso e da vida acadêmica, importantes aos alunos do primeiro período, que assistiam à aula, e também aos demais presentes.
O evento contou com a presença do Diretor-geral do Campus Guarapuava, Marcelo Henrique Granza, do Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Stéphane Lafay, do Diretor de Graduação e Educação Profissional, Luan José Franchini Ferreira, do Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica, Vlademir Freire Junior, da Deputada Estadual do Paraná, Cristina Silvestri, da Vereadora Cris Wainer (representando o presidente do Legislativo Municipal), e de outras autoridades das esferas municipal e estadual, bem como da iniciativa privada, como o senhor Odacir Antoneli e o CEO do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.
O curso de Engenharia Mecatrônica foi resultado da transformação do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial que era ofertado no Campus Guarapuava. Inicialmente o curso tinha o objetivo de atender a demanda da indústria local por profissionais da área, e ao observar que o objetivo inicial foi alcançado, a transformação se deu com o intuito de ampliar o curso a um novo patamar, ao mesmo tempo em que se manteve a oferta do horário prioritariamente noturno, viabilizando o ingresso a pessoas que já se encontram no mercado de trabalho durante o período diurno. Esse também é um marco na UTFPR, como sendo o primeiro curso de Engenharia Mecatrônica a ser ofertado em um campi da UTFPR fora da capital.
Com oferta semestral de 44 vagas, o curso de Engenharia Mecatrônica é estruturado para que os futuros engenheiros atuem nos setores da indústria de processo e de manufatura, no desenvolvimento tecnológico de produtos e nos processos de produção, integrando as tecnologias das áreas mecânica, eletrônica e de computação.