Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > UTEco na Shell Eco Marathon 2018

UTEco na Shell Eco Marathon 2018

UTEco participa da Shell Eco Marathon 2018, realizada no Rio de Janeiro, nos dias 8 a 11 de outubro
publicado: 29/10/2018 11h11 última modificação: 29/10/2018 22h17

A equipe UTEco, detentora do projeto de desenvolvimento de veículo de consumo eficiente do Câmpus Guarapuava, participou, nos dias 8 a 11 de outubro, da Shell Eco-Marthon Brazil 2018, no Rio de Janeiro.

A Shell Eco-Marathon é um desafio proposto mundialmente pela Shell , para que estudantes apontem soluções para consumo eficiente de combustível por meio de uma competição rigorosa e criteriosa, onde não apenas o consumo/distância do veículo é avaliado, mas também a segurança do veículo e do piloto, estrutura do veículo, entre outros critérios analisados em avaliações realizadas durante a competição.

O UTEco teve sua estreia na Shell Eco-Marathon nesta edição de 2018, na modalidade de veículos movidos à gasolina. O veículo desenvolvido pelos acadêmicos do Câmpus Guarapuava e pelo seu orientador foi aprovado em todas as inspeção técnicas, o que já é um feito por si só, para uma equipe estreante (a única iniciante no evento), ainda mais se levarmos em consideração que das 45 equipes, somente 13 passaram na inspeção técnica.

Infelizmente, por questões técnicas, o veículo não deu a partida e não pode participar da prova. Entretanto, isso não pode ser considerado uma derrota de maneira alguma! Os resultados alcançados pelo UTEco e pela sua equipe são surpreendentes. Toda a dedicação demonstrada pela equipe de alunos e pelo seu orientador, que trabalharam incessantemente para poder levar o nome do Câmpus Guarapuava à Shell Eco-Marathon, só mostram o potencial que eles possuem. Parabéns UTEco!

Sobre os resultados, eram 20 equipes competindo na modalidade veículos movidos à gasolina, e somente 3 conseguiram rodar com o veículo na pista. O melhor resultado ficou com o Drop Team, do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, atingindo a marca de 424.9 km/l.

A título de conhecimento, nos testes realizados no estacionamento do Shopping Cidade dos Lagos, o veículo protótipo do UTEco conseguiu atingir a marca de 180km/l (o que garantiria o 3º lugar na sua modalidade, na competição deste ano), podendo alcançar até 250km/l com as otimizações previstas para o modelo atual. E o principal objetivo da equipe é bater a incrível meta de 480km/l!

5.jpg

A equipe é composta por:

-> Lucas Franco Wrege – Orientador

-> Vitor Gregório Wuchryn Martins  - Injeção, Powertrain - Capitão 2019 (eleito)

-> Rafael Frigo Fernandes - Power train, injeção - Capitão 2018

-> Carla Gabriela Paião Dundi - Carenagem, piloto

-> Stella Maria Giongo Colferai - Carenagem

-> Carlos Eduardo Maia - Carenagem

-> Gabriel Valenga - Power train, injeção

-> Lucas Aguilar Flegler -  Pneumática

-> Eduardo Antonio Osovski  - Power train, injeção

-> Matheus Augusto K. Likes - Pneumática

-> Adriana e Silva da Costa - Relações exteriores

Segue o relato da equipe sobre o evento:

Quem é a UTECO? Nós somos a equipe que aceitou o desafio de ser o primeiro projeto da UTFPR campus Guarapuava a participar de uma competição internacional, a Shell Eco Marathon, onde ganha quem fizer a maior quilometragem com a menor quantidade de combustível.

Depois de um ano e meio de muito trabalho e madrugadas passadas na Universidade, no domingo dia 7 de outubro de 2018, saímos de Guarapuava de manhã cedo em direção ao Rio de Janeiro para a realização de um sonho.

21.jpg

No dia 8 de outubro, primeiro dia de evento, fizemos nosso check-in no evento e nos organizamos em nosso box, junto com outras 44 equipes de vários estados do Brasil e países da América Latina, onde finalizamos o processo de preparação do carro para a inspeção técnica.

Nesse mesmo dia, já começamos o diálogo e a troca de experiências com as demais equipes, e descobrimos algo muito legal sobre a Shell Eco Marathon: podemos competir entre as equipes, mas dentro do evento todos trabalhamos juntos.

13.jpg

No segundo dia de evento, colocamos nosso carro a prova na inspeção técnica, onde em todas as categorias que nos subtemos aos testes tivemos êxito completo(e ainda fomos elogiados!!!).

Nesse dia também tivemos nosso primeiro desafio dentro da competição a ser superado, uma peça do motor essencial ao funcionamento da partida elétrica quebrou, e como tínhamos que sair do centro de eventos as 19, levamos trabalho pra casa para tentar deixar tudo perfeito para o dia 10.

15.jpg

No terceiro dia, já com expectativa de passar na última fase da inspeção técnica, fomos aprovados de primeira mais uma vez, e assim já garantimos vaga em 2019! Porém ainda faltava a peça do motor, que estávamos na tensão de testar na pista.

Pelas questões do tempo no Rio de Janeiro, muita chuva em vários períodos do dia, não conseguimos testar nosso carro no dia 10.

Dormimos, mas dormimos tensos com a possibilidade de não conseguirmos rodar na pista no último dia de evento.

No dia 11 de outubro, mais uma vez choveu o dia todo, e na única trégua do tempo colocamos nosso carro na entrada da pista para tentarmos completar uma volta válida, mas infelizmente, CarrEco não andou nesse dia.

Nós éramos a única equipe de iniciantes no evento, e das 45 equipes que estavam lá, apenas 13 passaram na inspeção técnica, e nós estávamos dentro desses 13. Nós, uma equipe só de iniciantes.

Somos muito gratos a todas as pessoas que conhecemos nessa experiência sensacional que tivemos no Rio de Janeiro, e estamos muito felizes de já termos chego tão longe no nosso primeiro evento, na nossa primeira tentativa. Agora nós sabemos que nosso carro está a altura do evento, sabemos o tamanho do potencial da equipe, e sabemos o quão bem trabalhamos juntos! E para 2019? Shell Eco Marathon Brasil que nos aguarde.

8.jpg