Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > Docentes

Docentes

Professor Bruno Ferreira recebe importantes convites para atuar na comunidade academica nacional e internacional
publicado: 09/03/2018 11h29 última modificação: 09/03/2018 11h29

O professor Bruno Leonardo Macedo Ferreira, docente do Câmpus Guarapuava, recebeu importantes convites de duas renomadas instituições, uma delas internacional, o que se alinha com a política de internacionalização da UTFPR.

O trabalho de pesquisa do Professor  Bruno Ferreira  tem resultado em importantes publicações em álgebras não associativas. Dentre as suas publicações podemos citar as mais recentes desenvolvidas no seu período de licença para pós doutoramento:

• Lie Maps on Alternative Rings
  • Characterization of Lie multiplicative derivation on alternative rings
  • Lie n-multiplicative mapping on Triangular n-Matrix Rings

Quem estiver interessado em outras publicações do Professor Bruno Ferreira pode acessar seu currículo Lattes.

Foi convidado para ser revisor da Mathematical Reviews, da American Mathematical Society, uma comunidade internacional fundada em 1988 que promove e apoia pesquisas nas áreas da matemática.

A Mathematical Reviews é um periódico que contém análises, links para artigos, periódicos e publicações, listas de referencias, citações e listagens bibliográficas desde o início dos anos de 1800. As análises são feitas por uma comunidade seleta de revisores, dos quais o professor foi convidado baseado também na qualidade dos seus trabalhos de pesquisa na área de matemática.

E foi convidado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) para atuar como co-orientador de doutorado. O convite ao Professor Bruno foi feito pelo renomeado Professor Henrique Guzzo Junior que já foi Chefe do departamento de Matemática da USP, atualmente o Professor Henrique Guzzo Jr. é Coordenador da CCP-MAT, Presidente da CPG e Coordenador da Câmara Curricular da USP.

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa em Matemática, internacionalmente reconhecida por sua excelência. Além dos cursos de graduação, onde são recebidos 340 novos ingressantes todos os anos, são também oferecidos cursos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado. Os docentes, na sua maioria, dedicam-se em tempo integral ao trabalho no Instituto e aqui são desenvolvidas pesquisas de ponta em diversas áreas da Matemática.

Foto entre os blocos A e B do IME-USP.

O programa de pós-graduação em Matemática do IME, cujos cursos de Mestrado e Doutorado estão entre os mais antigos do país, também está intimamente ligado ao MAT. Recebeu nota 6 da Capes nas avaliações trienais de 2004, 2007 e 2010.  Muitos dos ex-alunos desses cursos ocupam hoje posições de liderança em diversas universidades brasileiras e do Exterior.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPG-MAT) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é constituído por um curso de Mestrado e por um curso de Doutorado. O Programa está estruturado a partir de suas áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos. As áreas de concentração do programa são: (1) Álgebra; (2) Análise e Sistemas Dinâmicos; (3) Geometria e Topologia Algébrica; (4) Lógica, Conjuntos, Topologia geral e Combinatória.

Fonte: Você pode conhecer mais sobre o IME-USP no site https://www.ime.usp.br.

Foto: carta-convite recebida pelo professor Bruno