Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > EXCELÊNCIA

EXCELÊNCIA

Engenharia Mecânica recebe nota máxima na avaliação do MEC.
publicado: 19/09/2023 08h25 última modificação: 19/09/2023 08h25

Nos dias 13 a 15 de setembro, o curso de Engenharia Mecânica do Campus Guarapuava da UTFPR, recebeu a comissão avaliadora para renovação do reconhecimento.

Hoje, em 18/09, a comissão avaliadora informou a IES que o resultado da avaliação do INEP foi nota 5, a nota máxima.

Essa é uma conquista significativa e demonstra o comprometimento e a qualidade do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Guarapuava da UTFPR e toda instituição. Parabenizamos os docentes, a coordenação, os técnicos administrativos e os estudantes por este feito excepcional, que é resultado do esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica.

Vale destacar que, com esse resultado, o Campus Guarapuava conta com 3 cursos que possuem conceito máximo (nota 5) na avaliação do MEC: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Manutenção Industrial (este último que passou por processo de transformação para Engenharia Mecatrônica, que não tem avaliação realizada ainda). O curso de Sistemas para Internet possui nota 4, a segunda melhor nota na avaliação.

O processo de avaliação

Visando a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de educação superior, foi instituído por meio da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional estabelece que todas as instituições de ensino (IES) e seus respectivos cursos devem submeter-se de forma periódica à avaliação. Assim, as instituições se submetem à processo avaliativo periodicamente para obter a renovação do reconhecimento, necessário para a continuidade da oferta dos cursos e emissão dos diplomas

Uma vez aberto o processo de renovação reconhecimento do curso, é realizada a visita em loco para verificação das condições de oferta do curso. Durante a visita, uma comissão de avaliadores externos a instituição, formada por docentes da área de avaliação e/ou áreas correlatas, avalia o curso segundo os padrões de qualidade estabelecidos pelo INEP em seu instrumento de avaliação, que permite aos avaliadores a verificação de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente, e infraestrutura.

Ao fim do processo de avaliação a comissão de avaliadores produz um relatório da avaliação que define o uma nota ao curso, que vai de 1 a 5 e, essa nota é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente do curso avaliado.