Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Guarapuava > Pesquisa e Extensão

Pesquisa e Extensão

publicado: 26/10/2017 08h58 última modificação: 27/10/2017 13h40
Professores do Câmpus Coordenam Terceira Edição de Evento Científico em Congresso Nacional

Os docentes Eleandro MaschioDiego MarczalCarolina MoreiraAlex Sandro de Castilho e Andres Porfirio, além do acadêmico Darlan Lara, todos do curso de Tecnologia em Sistemas Internet, coordenam o III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2017) no VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O congresso é um evento de nível internacional que reúne os dois primeiros eventos de Informática na Educação do Brasil, sendo o XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE). A última edição do evento foi realizada em Uberlândia, Minas Gerais, no ano de 2016. O CBIE busca “promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação”. Trata-se do maior evento, em número de participantes, da Computação no Brasil.

Em sua programação, o CBIE oportuniza que sejam realizados eventos científicos satélites, denominados workshops. Eles consistem em eventos que admitem submissão, publicação e apresentação de artigos, tendo o objetivo de “prover a seus participantes um fórum de discussões e oportunidades para centrar esforços de reflexão sobre um tópico específico”.

Nesse contexto, a equipe de professores teve proposta aceita para a reoferta do workshop no CBIE/2017, que ocorre de 30 de outubro a 2 de novembro de 2017 em Recife, Pernambuco. O objetivo do workshop consiste em promover uma oportunidade periódica de discussão e integração de pesquisas sobre métodos, técnicas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem de Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação.

A proposta busca fortalecer-se como fórum brasileiro de referência do tema, destinado a apresentações de trabalhos científicos, reuniões e discussões entre pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados. Colaboraram com a iniciativa pesquisadores de 30 universidades brasileiras, como também da Samsung e das seguintes universidades do exterior: Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Pedagógica de Moçambique, Universidad de Valparaiso (Chile) e Université Claude Bernard Lyon 1 (França).

Informações adicionais podem ser consultadas na página do evento http://walgprog.gp.utfpr.edu.br/.

Ações do documento