Notícias
VESTIBULAR 2024/1
Estão abertas as inscrições para o vestibular de Verão para ingresso em um dos 13 campi da UTFPR no 1º semestre de 2024. O prazo vai até 9 de outubro.
Vale destacar que nesta edição, as matrículas serão realizadas no início do ano de 2024, portanto é possível que alunos que estejam concluindo o Ensino Médio em 2023 que prestem o vestibular estejam aptos a fazer a matrícula no período determinado.
O Campus Guarapuava oferta 4 opções de cursos:
- Engenharia Civil
Turno: Manhã e Tarde | Duração: 05 anos | 31 vagas
Visa formar profissionais para desenvolver projetos, dimensionar e especificar os materiais e sistemas a serem utilizados, bem como executar obras de construção civil.
- Engenharia Mecânica
Turno: Manhã e Tarde | Duração: 05 anos | 31 vagas
Focado nas áreas de ciências térmicas, de materiais e processo de fabricação, de mecânica aplicada e dos sólidos, de termodinâmica aplicada e de fenômenos de transporte e tecnologia mecânica.
- Engenharia Mecatrônica
Turno: prioritariamente Noite, com algumas aulas no fim da tarde| Duração: 05 anos | 31 vagas
Estruturado para que os futuros engenheiros atuem nos setores da indústria de processo e de manufatura, no desenvolvimento tecnológico de produtos e nos processos de produção, integrando as tecnologias das áreas mecânica, eletrônica e de computação.
- Sistemas para Internet
Turno: Noite| Duração: 03 anos | 21 vagas
Visa formar profissionais para atuar nas áreas de desenvolvimento web, administração e projeto de redes de computadores, administração de serviços e sistemas para internet.
Os candidatos podem se inscrever em ampla concorrência ou em uma das categorias de cotas (sujeito a comprovações, conforme consta no Edital):
COTISTA L1: candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
COTISTA L2: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
COTISTA L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
COTISTA L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
COTISTA L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
COTISTA L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Importante destacar que, nas categorias de cotas para candidatos com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo, a comprovação de renda será realizada somente com a apresentação do CAD Único atualizado e vigente, emitido por uma unidade do CRAS do município.
Estes candidatos também podem fazer o requerimento de isenção de taxa de inscrição, também mediante a apresentação do CAD Único para comprovação de renda, até o dia 22/09/2023.
Para fazer a inscrição no vestibular, confira o passo a passo a seguir:
1) Acesse o site
Confira o edital do processo seletivo e entre no site da banca organizadora. Preencha os seus dados com atenção. Pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas podem solicitar adaptações razoáveis até 9 de outubro.
2) Escolha a modalidade
- Ampla Concorrência;
- Cotista - candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, com categorias específicas por renda de até 1,5 salário mínimo; e para pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência. Há a reserva de pelo menos metade das vagas para as cotas.
- Treineiro - alunos que não tem a previsão de concluir o ensino médio antes do início do período letivo tem a obrigatoriedade de se inscrever apenas com a finalidade de testar os conhecimentos, sem concorrer efetivamente às vagas.
3) Selecione o curso
Você pode concorrer em até dois dos 114 cursos da Instituição, selecionando o curso e o campus. Escolha um em primeira e, caso queira, outro em segunda opção. Se não for aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos para as próximas chamadas.
É possível conferir os pesos para cada disciplina, de acordo com o curso desejado, e também as notas de corte do processo anterior na página do vestibular.
4) Faça a opção de idioma
Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, dá para escolher entre os idiomas Inglês ou Espanhol.
5) Escolha a cidade para fazer a prova
A prova pode ser realizada em uma das 13 cidades em que a UTFPR está presente. Dependendo do número de inscritos, as provas também poderão ser aplicadas em municípios vizinhos.
6) Pague a taxa de inscrição
O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto e agora também por PIX.
O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de setembro, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. O documento pode ser obtido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da prefeitura municipal, assinada pelo órgão expedidor.
6) Confira o local de prova
Veja o ensalamento, que estará disponível a partir do dia 10 de novembro.
7) Faça a prova
As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro, de modo presencial. Antes de tudo, leia o Programa de Provas e o Guia do Candidato.
Na data, leve o comprovante de ensalamento e um documento de identificação original. Vão ser realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e outra de redação em língua portuguesa.
A divulgação de resultado está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, com a publicação da lista de espera na data seguinte. Boa sorte!
Para mais informações, acesse a página do vestibular.