Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > 110 anos

UTFPR é homenageada em Sessão Solene da Câmara Municipal de Londrina
publicado: 23/10/2019 11h42 última modificação: 23/10/2019 11h50

Os 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram celebrados mais uma vez nesta terça-feira, 22 de outubro, na oportunidade, pela Câmara Municipal de Londrina, durante Sessão Solene de entrega de Reconhecimento Público à UTFPR, que reuniu servidores, autoridades acadêmicas e civis. A homenagem é uma iniciativa da Prefeitura e da Câmara Municipal de Londrina.

A mesa de autoridades foi composta pela Secretária de Educação Municipal, Sra. Maria Tereza Pascoal de Moraes, que representou o Prefeito do município, Sr. Marcelo Belinati, pelo Vereador Amauri Cardoso, representando a Mesa Executiva da Câmara, pelo Presidente da Câmara, Sr. Ailton Nantes, pelo Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, e pelo Diretor-Geral do Câmpus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço.

A Secretária de Educação, em sua fala, denotou se sentir honrada em fazer parte deste momento em que a UTFPR é reconhecida pelo que faz e por tudo que representa para a cidade de Londrina. “Vocês são muito importantes para nós e para a sociedade, espero que vocês continuem a impactar a vida de tantas gerações”, afirmou.

O Diretor-Geral do Câmpus Londrina também agradeceu a oportunidade e falou da sua alegria em poder vivenciar este momento histórico de reconhecimento da UTFPR. “É a primeira vez que a nossa Instituição recebe uma homenagem de tamanha magnitude pela Câmara Municipal de Londrina. Só temos a agradecer pela acolhida que tivemos do nosso município desde a instalação do nosso Câmpus nesta cidade. Todo o apoio que temos recebido até então, é reflexo de todo o trabalho feito com excelência por uma equipe de gestores e servidores que passaram pela nossa Instituição nesses 110 anos, os quais não mediram esforços em trabalhar arduamente, com muita dedicação para construir esta linda história”. “E hoje, só aqui no Câmpus Londrina, nesses 12 anos de existência, já conseguimos atender cerca de 2.500 alunos”, completou.

Os Vereadores Jairo Tamura e Amauri Cardoso, em discurso compartilhado, resgataram um pouco do histórico da UTFPR e da sua transformação de CEFET em Universidade. Também evidenciaram a importância e relevância da UTFPR para toda a sociedade. Tamura ressaltou que a UTFPR tem proporcionado aos jovens uma formação de excelência, que tem refletido a era em que estamos vivendo, da tecnologia e da inovação. Finalizou sua fala dizendo que a Universidade merece este título de reconhecimento, pela transformação de vidas que tem proporcionado, mudando a perspectiva de gerações.

Em seu pronunciamento, o reitor destacou que esta é a terceira homenagem que a UTFPR está recebendo desde a data oficial do seu aniversário, que é celebrado em 23 de setembro. A primeira, foi no dia 26 de setembro, pela Assembleia Legislativa do Paraná. A segunda homenagem foi da Câmara dos Deputados, no dia 08 deste mês. “E hoje, para minha surpresa, tenho a grata satisfação de receber, em nome da Instituição, mais uma homenagem, agora, por proposição da liderança municipal da nossa promissora cidade de Londrina, local em que temos instalado um dos 13 câmpus da UTFPR no estado do Paraná”, destacou. “A importância da UTFPR foi evidenciada nessas homenagens do poder executivo e legislativo, no âmbito nacional, estadual e agora municipal, sinal que somos uma Universidade que tem feito a diferença, não é toa que estamos entre as melhores do mundo, conforme já apontado também nos rankings especializados”, comemora. Pilatti ainda fez menção ao Câmpus Londrina, parabenizou os dirigentes, Prof. Sidney e o Prof. Marcos Massaki Imamura, que desde a sua implantação tem crescido exponencialmente e hoje tem se destacado como um dos melhores Câmpus do Brasil. “Londrina é uma cidade que acredita na educação, e o futuro se faz com educação, e a UTFPR se sente honrada em estar aqui”, concluiu.

O encerramento da solenidade foi marcado pela entrega da honraria ao Reitor, que foi feita pelos Vereadores Amauri Cardoso e Jairo Tamura.