Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Acessibilidade

Acessibilidade

Grupo de Estudos lança Canal no Youtube com Vídeos tutoriais para promoção de Acessibilidade no Ensino Remoto
publicado: 14/09/2020 19h26 última modificação: 14/09/2020 19h26

Nesta terça-feira, dia 15 de setembro, será lançado um canal no YouTube com vídeos tutoriais para a promoção de Acessibilidade no Ensino Remoto. A iniciativa nasceu de um projeto de extensão interinstitucional, que teve origem no projeto de pesquisa em ensino denominado "Grupo de Estudos sobre estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação no ensino superior", que agrega profissionais dos serviços de educação especial da UTFPR Câmpus Londrina/Cornélio Procópio, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do IFPR (Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina).

Com o apoio de estudantes das instituições envolvidas, o grupo produziu conteúdos que visam orientar professores dos diferentes níveis e modalidades de ensino em como deixar suas aulas remotas mais acessíveis. O canal já disponibilizou 6 vídeos, sendo 5 deles tutoriais. O grupo de estudos tem planos para atualizar as informações dos vídeos, sempre que necessário, além de conjecturar ainda a ampliação dos tutoriais.

A iniciativa que surgiu de inquietações e demandas já existentes do projeto mencionado, também vem ao encontro das necessidades vigentes impostas pela pandemia mundial do Coronavírus (Covid-19), a qual mudou o cenário no complexo educacional, em todos os níveis. A necessidade de isolamento social impulsionou, sobremaneira, a utilização do ensino à distância como uma ferramenta educacional efetiva e estratégica, e “a inclusão das pessoas com deficiência neste contexto, jamais deve ser deixada de lado”, como bem lembra a Psicóloga Camila Sudo (UTFPR Câmpus Londrina), que integra a equipe idealizadora dos vídeos.

Outras atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 21 de setembro, foram programadas para acontecer na sequência do lançamento do canal no YouTube.

No dia 22, às 14h, a Comissão Central do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UTFPR realizará, em parceria com o Conexão UTFPR, uma live com o tema: “(D)Eficiência no contexto da Educação Superior”, que contará com a presença dos palestrantes Dra. Carla Ariela Rios Vilaronga (IFSP - São Carlos), Dr. Vanderley Flor da Rosa (UTFPR Câmpus Cornélio Procópio), Me. Camila Harumi Sudo (UTFPR Câmpus Londrina) e da acadêmica Fernanda de Almeida Santana (UTFPR  Câmpus Curitiba). A mediação ficará por conta do Prof. Dr. Luiz Renato Martins da Rocha (UTFPR Câmpus Cornélio Procópio). A transmissão será pelo canal da UTFPR e as inscrições podem ser feitas  aqui!

No dia 24 de setembro, o convite do Grupo de Estudos sobre Estudantes com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior/UEL, é para os interessados na temática: “Estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior”. As inscrições para a live podem ser feitas pelo e-mail karenribeiro@uel.br.  Mais informações no endereço: www.uel.br/nac.

O encerramento das atividades alusivas ao mês de luta das pessoas com deficiência será marcado com chave de ouro pelo lançamento do e-book intitulado “A Efetivação da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil: perspectivas e desafios”, organizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, com capítulos de autoria de profissionais da UEL e da UTFPR. Oportunamente, será divulgada a data deste evento.

Mais informações com Camila pelo e-mail nai-ld@utfpr.edu.br.