Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Acessibilidade e Inclusão

Acessibilidade e Inclusão

UTFPR e UEL realizam ações conjuntas no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
publicado: 30/09/2019 11h11 última modificação: 30/09/2019 11h33

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UTFPR Câmpus Londrina realizou, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UEL, diversas atividades por ocasião do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. As ações ocorreram em ambas as instituições na quinta-feira, dia 26 de setembro, encerrando a programação da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Conselho Municipal de direitos da pessoa com deficiência e Prefeitura Municipal.

Pela manhã, estudantes e servidores se concentraram em frente à biblioteca central do câmpus da UEL, onde alertaram para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência como, por exemplo, o uso indevido de vagas reservadas em estacionamentos. Também apresentaram materiais táteis para pessoas com deficiência visual, e realizaram experiências do tipo “sentindo na pele”, com quem passava pelo local.  O Circuito Inclusivo “Sentindo na Pele: vivência e orientações sobre acessibilidade e inclusão”, que tem por objetivo modificar a visão das pessoas acerca da deficiência, também foi realizado na UTFPR, das 12h às 13h, com alunos e servidores da instituição. Os participantes que se dispuseram a colocar venda nos olhos, protetor de ouvido, usar bengala ou cadeira de rodas, puderam perceber que são as barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais que impedem a participação plena de muitas pessoas na sociedade. A experiência é muito válida também para aumentar a sensibilidade em relação ao respeito às diferenças, pois é quando se sente literalmente “na pele” os eventuais problemas que as pessoas com deficiência enfrentam, que se compreende melhor tudo o que elas vivenciam.

À tarde, no auditório da UTFPR, foi exibido o documentário ”Era um Garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones, que trata justamente da inclusão. O filme faz parte da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Ministério da Cidadania, que está sendo realizada em várias instituições do país, dentre as quais, a UTFPR de Londrina, onde os trabalhos estão a cargo da professora Cristiane Dal Bosco Rezzadori.  A exibição do documentário foi seguida de uma roda de conversa sobre a construção da autonomia das pessoas com deficiência, mediada pela coordenadora do NAI da UTFPR, Camila Sudo e instigada pelos convidados Martinha, Zezinho, André, Anderson, Patrícia e Josi. As atividades foram encerradas no mesmo local, com a apresentação do Coral da UTFPR.