Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Aniversário da UTFPR
conteúdo

Notícias

Aniversário da UTFPR

Câmpus Londrina inicia Comemorações dos 110 anos da UTFPR
publicado: 23/08/2019 16h27 última modificação: 23/08/2019 16h32

No próximo mês, no dia 23 de setembro, a UTFPR irá celebrar seus 110 anos. Para comemorar seu aniversário, todos os câmpus da UTFPR estarão realizando uma série de atividades durante o semestre.

No Câmpus Londrina, as ações a serem realizadas, envolverão muita troca de conhecimento, informações, disseminação de resultados de pesquisas, minicursos, palestras e oficinas para capacitação, apresentações musicais, inaugurações de novos espaços, ocasiões para confraternização, sem falar ainda nas ações que visam servir a comunidade externa de alguma forma, referenciando a eles a importância que podemos ter na sociedade não só como uma instituição promotora de conhecimento, mas sobretudo, que podemos contribuir efetivamente para a “transformação” de vidas e destinos.

Abrindo as atividades comemorativas, no final da próxima semana (31/08), a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) irá promover a II Mostra de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico do Câmpus Londrina, evento que terá uma programação voltada para a divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas por  estudantes voluntários e bolsistas. No mesmo dia, a Coordenação do curso de Engenharia Mecânica (COEME), estará agitando o Câmpus pela terceira vez, com o InterBAJA, competição de resistência para veículos desenvolvidos pelos cursos de engenharia Mecânica dos câmpus da UTFPR.

Na semana que antecede o aniversário da Instituição, no dia 16 de setembro, tem início o I Evento Científico Interdisciplinar da UTFPR Câmpus Londrina (CIUL). A programação, recheada de palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas e visitas técnicas, segue até o dia 20 de setembro.

No dia 25 de setembro, as atividades comemorativas voltam a todo vapor com a Solenidade de Inauguração do Centro de Inovações do Câmpus Londrina e de encerramento do Projeto e entrega do produto Zircônia. Na mesma manhã, também terá início a a “Oficina de Graffiti”. Mas as ações comemorativas deste dia, não irão parar por aí, pois no período da tarde ocorrerá a solenidade de Homenagem aos servidores que completam 25 anos de serviços prestados à Instituição e de Posse de novos servidores. O encerramento das atividades do dia será marcado por um delicioso jantar de confraternização, por adesão, no restaurante Bollogna, a partir das 19h30.

Dando uma pausa nas atividades que tem como essência a disseminação de pesquisas e de novos conhecimentos, no dia 30 de setembro, as ações a serem realizadas ganham um novo viés, já que estarão voltadas para direcionar o olhar dos nossos alunos e servidores para o próximo, pois acreditamos que fazer o bem a alguém, também é uma linda forma de celebração.  Com este propósito, serão realizadas algumas ações na ONG TOK de Amor, abrindo o mês outubro rosa, e durante uma semana, pessoas que estão em tratamento de câncer e seus acompanhantes, terão a oportunidade de participar de atividades que poderão trazer a elas um pouco de distração, refrigério e alento para o momento difícil em que estão vivendo.

Os servidores também serão contemplados, e no período de 08 a 11 de outubro, estão sendo planejadas várias atividades que proporcionarão motivação pessoal, capacitação e até novos dotes culinários. Fechando as atividades do mês de outubro, provavelmente na segunda quinzena, os nossos “futuros alunos” terão a oportunidade de conhecer um pouco mais dos cursos que são ofertados no câmpus Londrina e a infraestrutura física e de laboratórios que estão disponíveis em cada segmento, por meio do evento “UTFPR de Portas Abertas (Feira de Cursos), que está sendo organizado pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC).

Também irão abrilhantar a nossa programação, nos dias 23 e 24 de outubro, o grupo de “Roda de Samba”, que nasceu de um projeto de extensão coordenado pelos professores Daniel Guerrini e Alcioni Galdino Vieira e é liderado pelo aluno Fernando Correa Marsico, do curso de Engenharia Mecânica. A outra apresentação musical, ficará por conta do “Coral do Câmpus”, que é coordenado pelo servidor Adilson Aparecido Caetano da Silva. Ambos irão realizar a apresentação no restaurante universitário, não só em celebração ao aniversário da UTFPR, mas também em alusão ao outubro rosa, ocasião em que irão trazer convidadas para realizarem junto com o grupo as apresentações.

Para o mês de novembro, estão previstas a entrega de novos espaços no câmpus. Outras atividades poderão ser inseridas ainda na programação e serão divulgadas oportunamente. Em breve, também serão divulgadas mais informações sobre cada atividade, oportunidade em que serão disponibilizados um formulário online para a realização das inscrições nas palestras, minicursos e oficinas.

 

Sobre a UTFPR

A história da UTFPR começa em 23 de setembro de 1909, quando foi criada a Escola de Aprendizes Artífices. A iniciativa foi do então presidente Nilo Peçanha, com a implantação de escolas como essa em algumas capitais do País.

O ensino era destinado aos garotos de camadas menos favorecidas da sociedade, chamados de “desprovidos da sorte”. No turno da manhã, esses meninos recebiam conhecimentos elementares (primário) e, à tarde, aprendiam ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria.

Em 1937, a escola começou a ministrar o ensino de 1º grau e foi então denominada Liceu Industrial do Paraná. Cinco anos depois (1942), foi instituída a rede federal de instituições de ensino industrial e o Liceu passou a chamar-se Escola Técnica de Curitiba.

Já em 1959 o ensino técnico no Brasil foi unificado e a escola passou a chamar-se Escola Técnica Federal do Paraná. Em 1974, foram implantados os primeiros cursos de curta duração de Engenharia de Operação (Construção Civil e Elétrica).

Quatro anos depois, em 1978, a Instituição foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), passando a ministrar cursos de graduação plena. Nas décadas de 80 e 90, o ensino avança com a criação dos Programas de Pós-Graduação.

Em 1998, a diretoria do então CEFET-PR tomou uma decisão ainda mais ousada: criou um projeto de transformação da Instituição em Universidade Tecnológica. Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005.

O CEFET-PR passou a ser a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e, atualmente, está instalada em 13 câmpus, distribuídos nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. (Fonte: página da Reitoria).