Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Aplicativo

Grupo de Pesquisa desenvolve Aplicativo que monitora Sintomas Alérgicos
publicado: 20/05/2019 16h03 última modificação: 21/05/2019 09h54
Grupo de Pesquisa apresentando o projeto no RU

O grupo de pesquisa em Poluição Atmosférica (Laboratory for Air Pollution and Climate), da UTFPR Câmpus Londrina/Apucarana, em parceria com a University of Manchester (Reino Unido), acaba de desenvolver um aplicativo para celular que possibilita a monitoração de sintomas alérgicos que podem estar relacionados a poluição atmosférica.

O projeto, que é financiado pelo Turin Institute e o Engineering and Physical Sciences Research Council (Reino Unido), conta com o apoio dos alunos do curso de Engenharia Ambiental, Yago Alonso Cipoli, Rodrigo Favaro, Gabriel Yoshikazu Oukawae e Pedro Henrique Matos, e ainda do mestrando, Marcus Vinicius Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA).

Por meio do aplicativo, buscar-se-á não só monitorar os sintomas alérgicos, mais também tentar identificar quando e onde ocorrem (mapeamento). Nesta perspectiva, a participação da população é fundamental, já que o cidadão poderá atuar como sensor inteligente para fornecer informações dos sintomas alérgicos, salienta um dos professores responsáveis pelo projeto Brazil Breathing, Prof. Admir Créso Targino.

Targino ressalta que o estudo foi motivado pela alta incidência de alergias, sendo que entre 10-20% da população mundial, e 40% das crianças sofrem de rinite alérgica, causados por diferentes alérgenos, incluindo o pólen. O resultado final será um mapa de sintomas e frequência de ocorrência. Quanto mais dados, mais completo o mapa de sintomas.

Todos estão convidados a baixar o aplicativo em seu celular (Google Play) e a colaborar com a pesquisa como um cidadão sensor. Confira o vídeo promocional!

Mais informações podem ser obtidas com o Prof. Targino ou com a Profa. Patricia Krecl pelo e-mail brazilbreathing@manchester.ac.uk.