Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Apresentação de Trabalho

Apresentação de Trabalho

Aluno da Engenharia Mecânica apresenta trabalho em Colóquio Nacional
publicado: 08/06/2022 09h47 última modificação: 08/06/2022 09h47

O aluno Matheus Augusto Garcia Buzo, do curso de Engenharia Mecânica, da UTFRP campus Londrina, apresentou trabalho no XXIV Colóquio de Usinagem, que ocorreu no período de 25 a 27 de maio, na cidade de Curitiba. O evento foi promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Usinagem (LAUS), da Escola Politécnica da PUC-PR.

Na ocasião, sob a orientação do Prof. José Aécio Gomes de Sousa, o acadêmico apresentou o trabalho intitulado “Influência das Variáveis de Usinagem na Formação do Cavaco no Processo de Torneamento dos Aços Abnt 1020 E 1045”. Nesta pesquisa, foi realizada uma análise dos tipos de cavaco, produzido através do processo de torneamento em diferentes condições de usinagem. Os resultados evidenciaram que o formato do cavaco influenciou os diversos dos aspectos relacionados à operação (fatores: econômicos, qualidade superficial da peça e segurança do operador). Também foi possível observar que o aumento da velocidade de corte gerou cavacos longos e contínuos. Por outro lado, o acréscimo do avanço de corte gerou cavacos curtos e fragmentados.

Confira mais informações sobre o evento!