Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Apresentação de Trabalho

Apresentação de Trabalho

Aluno da Engenharia Mecânica apresenta trabalho em Congresso Brasileiro
publicado: 19/05/2023 17h07 última modificação: 19/05/2023 17h07

O aluno Matheus Augusto Garcia Buzo, do curso de Engenharia Mecânica, da UTFPR Londrina, apresentou trabalho no  XII Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF), que ocorreu no período de 10 a 12 de maio, na cidade de Brasília (DF). O evento foi promovido  pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Na ocasião, sob a orientação do Prof. José Aécio Gomes de Sousa, o acadêmico apresentou o trabalho intitulado “Investigação dos Sinais de Vibração Induzidos por Óleos Comestíveis nas Operações de Corte”. Nesta pesquisa, foi investigado o comportamento dos sinais de vibração proveniente do processo de usinagem por fresamento frontal do aço ABNT 1045 com fluído de corte vegetal a base de soja. Os resultados foram comparados com o desempenho de um fluido comercial a base de petróleo.

Confira mais informações sobre o evento!