Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Aprovação em Concurso

Aprovação em Concurso

Egresso da Engenharia Química é aprovado em Concurso da Petrobras
publicado: 19/05/2023 14h41 última modificação: 19/05/2023 14h51

O egresso de Engenharia Química, da UTFPR Londrina, Matheus Henrique Schwarz Silva, de 23 anos, foi aprovado no ano passado em seu primeiro concurso Público, em uma das maiores empresas estatais brasileiras, a Petrobras. O Engenheiro de Processamento, que concluiu seu período de treinamento no início deste mês, em maio, se diz satisfeito com o segmento em que foi classificado para trabalhar, já que era também a área que tinha indicado como sua primeira opção de atuação. Sua gerência é responsável pelos projetos das plataformas de produção de petróleo e gás em formações geológicas do Pré-sal e do Pós-Sal.

Natural de Araçatuba, Matheus ingressou no curso e engenharia química no primeiro semestre de 2017, e durante a sua graduação fez valer a pena seu período acadêmico. Só na Iniciação Científica, ele participou de três projetos, sendo o primeiro em Eletroquímica Experimental, o segundo em Termodinâmica computacional com aplicação em ensino de Termodinâmica, e o último, em Modelagem, Simulação e Otimização de Processos Químicos”. Também atuou como monitor de Termodinâmica Clássica e Aplicada por quatro semestres. Na área de representação estudantil, foi Presidente Fundador do Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAENQ) e representante discente no Colegiado por dois anos. Simultaneamente a essas atividades, Schwarz também optou por participar de uma disciplina optativa, a Metodologia de Ensino Inovador da Universidade (MEI-U), que lhe trouxe a possibilidade de colocar o conhecimento obtido em sala de aula em prática, vivenciando problemas reais do setor produtivo.

Depois de tanto empenho para imergir na área que escolheu para se profissionalizar, em 2022, um mês antes da sua nomeação na Petrobras, Matheus conclui sua graduação com o sentimento de satisfação e realização, pois acreditava que tinha chances de passar no concurso da Petrobras, que é o sonho de muitos, na sua primeira tentativa, mas não estava certo de que conseguiria. “Me sinto muito feliz, sortudo e privilegiado pelas oportunidades que tive, além do sentimento de que o esforço consistente ao longo dos últimos anos foi muito bem recompensado. Também estou animado e ansioso, de forma positiva, pelo que vou aprender e produzir nos próximos anos aqui na Petrobras, uma empresa de excelência técnica, que valoriza seus empregados e que gera riqueza para o país”, enfatizou.

Para o Prof. Lucas Bonfim Rocha, atual Coordenador do Curso de Engenharia Química e do último projeto de Iniciação Científica que Matheus participou, a aprovação de Schwarz no referido concurso foi mais que merecida. “É resultante de todo o seu esforço e dedicação no desenvolvimento de atividades extracurriculares voltadas para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional, se mostrando  sempre proativo”, destaca o docente. “Acreditamos que a história do Matheus servirá de inspiração para futuros graduandos, além de refletir o nível de excelência e qualidade que buscamos na formação dos nossos alunos, os preparando para as diversas áreas no mundo da Engenharia Química”, complementa.

Ao falar sobre o seu futuro na Petrobrás, Matheus ressalta que seu principal objetivo é ampliar significativamente seu conhecimento e aprendizado em relação aos projetos das plantas de processo das plataformas projetadas pela empresa, e no âmbito da pós-graduação, pretende trilhar os caminhos para o mestrado e doutorado, com pesquisas e projetos voltados para sua área de atuação e à Engenharia Química, de modo geral.