Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Colação de Grau

Colação de Grau

Câmpus Londrina realiza sua primeira Colação de Grau Magna Virtual
publicado: 06/03/2021 11h04 última modificação: 06/03/2021 11h04

Na noite de ontem (05), a UTFPR Câmpus Londrina realizou sua primeira cerimônia de Colação de Grau Magna Virtual. Este formato de solenidade, foi adotado pela UTFPR desde o segundo semestre do ano passado, como uma medida de proteção contra a pandemia do novo coronavírus.

A cerimônia foi presidida pelo Reitor da UTFPR, Prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, juntamente com o Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, o Diretor de Graduação e Educação Profissional, Prof. Walmir Eno Pottker; os coordenadores dos cursos, Prof. Aulus Roberto Romão Bineli (Engenharia Ambiental), Profa. Silvia Midori Higa (Engenharia de Materiais), Prof. Rafael Henrique Palma Lima (Engenharia de Produção), Prof. Rafael Sene de Lima (Engenharia Mecânica), Prof. Admilson Lopes Vieira (Engenharia Química), Profa. Vanessa Kienen (Licenciatura em Química);  e a responsável pelo Departamento de Registros Acadêmicos do Câmpus Londrina, Marianna D’austria Midori Lima do Nascimento.

Ao todo, foram entregues ao mercado de trabalho 39 novos bacharéis, sendo: 15 Engenheiros Ambientais, 10 Engenheiros de Materiais, 07 Engenheiros de Produção, 04 Engenheiros Mecânicos, 03 Engenheiros Químicos; e, 03 Licenciadas em Química.

Os professores homenageados foram:

- Curso de Engenharia Ambiental: Joseane Debora Peruço Theodoro (Nome de Turma) e Ligia Flávia Antunes Batista (Paraninfa);

- Curso de Engenharia de Materiais: Silvia Midori Higa (Nome de Turma) e Márcio Andreato Batista Mendes (Paraninfo);

- Curso de Engenharia de Produção - Edilson Giffhorn (Nome de Turma) e Rogério Tondato (Paraninfo);

- Curso de Engenharia Mecânica - Elizabeth Mie Hashimoto (Nome de Turma) e Roger Nabeyama Michels (Paraninfo);

- Curso de Engenharia Química – Admilson Lopes Vieira (Nome de Turma) e Patrícia Hissae Yassue Cordeiro (Paraninfa);

- Licenciatura em Química - Marcia Camilo Figueiredo (Nome de Turma) e Alessandra Stevanato (Paraninfa).

Entre os formandos, estavam alguns dos primeiros engenheiros químicos concluintes do Câmpus. A primeira formanda do curso, já havia colado grau em gabinete no mês de agosto do ano passado, a qual obteve duplo diploma pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Nesta cerimônia, entre os três novos engenheiros, mais um conquistou dupla diplomação pelo mesmo Instituto. De igual maneira, vale destacar que um formando do Curso de Engenharia Mecânica também obteve duplo diploma pelo mesmo convênio.

O Reitor, Prof. Marcos Schiefler, denotou satisfação e alegria em presidir a terceira Colação de Grau da UTFPR, no mesmo formato. Em sua fala, salientou que mesmo diante desta pandemia, a Universidade não parou e continua atuando de modo a oferecer uma educação que prima pelo ensino público, gratuito e de qualidade. Finalizou seu discurso parabenizando os professores pelo trabalho desenvolvido, e aos formandos declarou, “neste difícil momento de pandemia que estamos vivendo, todos precisam de esperança, e vocês representam a esperança de um amanhã melhor”, destacou, refletindo sobre a necessidade do aumento do número de profissionais qualificados em nosso país, para que a economia volte a crescer.

O Diretor-Geral, Prof. Sidney, também demonstrou positividade e alegria ao declarar que “mesmo não podendo celebrar este momento tão importante de maneira presencial, esta cerimônia, por certo, não perde o seu valor, pois ela representa um divisor de águas na vida de todos os formandos”, disse. “Agora é o momento de irem para o mercado de trabalho e aplicarem todo o conhecimento adquirido em prol do desenvolvimento da nossa sociedade. Sintam-se qualificados e sigam avante, nos ajudando a construir um mundo melhor”, completou. O gestor parabeniza ainda os formandos que obtiveram dupla diplomação pelo IPB (Portugal), ressaltando que o jovem curso de Engenharia Química tem sido um dos cursos protagonistas nas experiências de cooperação de sucesso. “Esses programas de intercâmbio só agregam a formação dos nossos alunos, mediante as experiências vivenciadas em outros países e a complementaridade dos currículos”, destacou. O dirigente agradece a confiança dos formandos em engenharia química pela confiança que tiveram em um curso implantado a pouco tempo (2015) e os parabeniza por terem concluído o curso no prazo.

Já Patronesse dos formandos, Sra. Luísa Canziani, agradeceu ao Reitor e ao Diretor-Geral pelo convite, parabenizou os formandos pela conquista e os desejou uma jornada exitosa dizendo que, mesmo diante das adversidades do momento, “todos poderão alçar grandes voos”, dado o empenho, a dedicação e os talentos de cada um, implícitos em sua formação.

Familiares, amigos e servidores, puderam prestigiar a sessão solene virtual pelo canal no Youtube da UTFPR Londrina.