Notícias
Coleta Seletiva
Nessa quinta-feira (12), no auditório do Câmpus, da UTFPR Câmpus Londrina, vários representantes civis, da justiça, de órgãos reguladores do meio ambiente e outros interessados na temática “coleta seletiva”, se reuniram junto a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus, para discutir a Carta Aberta às Instituições Públicas, elaborada por nove Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável da Região de Londrina durante o XVII EPEA (Encontro Paranaense de Educação Ambiental).
Neste documento, as Cooperativas e Associações relataram suas demandas no que diz respeito a aspectos legais, estruturais, financeiros e de educação.
A reunião, que foi conduzida pelo Engenheiro Ambiental Edson Massi, que atua na 2º Promotoria de Justiça de Ibiporã (MPPR), teve como objetivo socializar essas demandas apontadas pelas Cooperativas e Associações e formar uma Rede Expandida de apoio ao trabalho dos cooperados, promovendo ações e elencando os compromissos de cada instituição envolvida de modo a promover melhorias às Cooperativas e Associações.
Para Massi, o primeiro passo foi dado. “É importante que sigamos juntos na busca da promoção das políticas públicas e emancipação das Cooperativas e Associações, lhes trazendo dignidade e cidadania”, lembrou.
De acordo com a Professora Tatiane, que representou a UTFPR nesta reunião, “a proposta de atuação das instituições de ensino nesta rede é promover a capacitação e a formação dos cooperados, além de desenvolver pesquisas que colaborem com a melhoria dos processos e da eficácia dos serviços realizados pelas cooperativas. O próximo passo será a elaboração de um plano de ação com os compromissos de cada instituição, o qual será debatido em uma próxima reunião, que ocorrerá em fevereiro. Servidores e alunos que desejarem se somar a esta causa estão convidados a participar com propostas e com a discussão do plano de ação”, enfatizou.
Partiparam da reunião representantes da Promotoria de Justiça de Londrina (GAEMA), da Promotoria de Justiça de Ibiporã (MPPR), do IAP de Londrina, da SAMAE de Ibiporã, da SAAE de Jataizinho; das Secretarias de Meio Ambiente de Assaí, Jataizinho, Santa Mariana e São Sebastião da Amoreira; da OAB (Direito do Consumidor); da Tetra Pak na região; e, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Resíduos (Ninter) da UEL.