Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Congresso Internacional

Congresso Internacional

Aluno da Engenharia Mecânica apresenta trabalho no 27° International Congress of Mechanical Engineering
publicado: 12/12/2023 10h31 última modificação: 12/12/2023 10h31

O aluno Matheus Augusto Garcia Buzo, do curso de Engenharia Mecânica, do Campus Londrina da UTFPR, apresentou no 27° International Congress of Mechanical Engineering, realizado entre os dias 4 e 8 de dezembro, em Florianópolis/SC.

Na ocasião, o acadêmico apresentou o trabalho intitulado: "Beyond traditional machining: An eco-friendly assessment of ABNT 1045 steel surface integrity using environmentally sustainable cutting fluids", que foi orientado pelo Prof. José Aécio Gomes de Sousa.

A pesquisa teve como objetivo investigar o desempenho da rugosidade na usinagem do aço ABNT 1045 com aplicação do óleo de base vegetal de girassol na forma de MQL. A critério de comparação foi empregado, também, o lubrificante comercial LB 2000, também aplicado na forma de MQL. Os resultados obtidos apresentaram que em baixas vazões o óleo de girassol apresentou efeitos próximos ao lubrificante comercial LB 2000.

Este trabalho faz parte da linha de pesquisa desenvolvida por Sousa, o qual estuda alternativas de reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos gerados na indústria metal mecânica.