Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Covid-19
conteúdo

Notícias

Covid-19

Estudo apresenta novas descobertas de medicamentos de baixo custo para combater a nova cepa do Coronavírus (SARS-CoV-2)
publicado: 19/03/2021 12h52 última modificação: 19/03/2021 12h52

A descoberta de novas opções terapêuticas que auxiliem no tratamento de infecções causadas pela mais nova e agressiva cepa do Coronavírus, conhecida como SARS-CoV-2, se tornou objeto de pesquisa no mundo todo. Esta necessidade vislumbrada com um sentido de urgência no meio científico, se baseia no fato que a nova cepa tem se mostrado altamente contagiosa e tem se espalhado rapidamente pelo planeta.

Com vistas a trazer novas perspectivas e opções de medicamentos que venham auxiliar no combate das infecções causadas pelo vírus mutado, o Prof. Felipe de Almeida La Porta, do Departamento Acadêmico de Química, da UTFPR Câmpus Londrina, com a colaboração dos pesquisadores Alexandre A. de Castro, Letícia C. Assis e Teodorico C. Ramalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Eugenie Nepovimova e Kamil Kuca, da Faculty of Science, University of Hradec Kralove (República Checa); e, do mestrando João Paulo Almirão de Jesus, do Programa de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), acabam de publicar no períodico Nature Scientific Reports, o artigo intitulado: “Computational evidence for nitro derivatives of quinoline and quinoline N-oxide as low-cost alternative for the treatment of SARS-CoV-2 infection”.

O grupo de pesquisa pautou suas investigações em moléculas oriundas dos derivados nitro de quinolina e N-óxido de quinolina. A partir de um projeto computacional no nível DFT, foram realizados estudos de acoplamento e métodos de dinâmica molecular como uma estratégia de elucidar as propriedades físico-químicas fundamentais e funções moleculares de uma diversidade de compostos, possibilitando a descoberta de novos medicamentos. Os resultados, advindos das análises, evidenciaram que isômeros baseados nos derivados nitro de quinolina e N-óxido de quinolina (compostos biologicamente ativos), podem ser alternativas de baixo custo para o tratamento de infecções induzidas por SARS-CoV-2.

Confira o artigo na íntegra!