Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Covid-19
conteúdo

Notícias

Covid-19

Propriedades biocidas de filtros de nanofibras biodegradáveis e seu uso em máscaras é tema de artigo aceito em periódico internacional
publicado: 13/09/2021 19h35 última modificação: 13/09/2021 19h35

O artigo “Evaluation of biocidal properties of biodegradable nanofiber filters and their use in face masks”, desenvolvido com apoio da UTFPR em editais sobre a COVID-19, acaba de ser aceito para publicação no periódico Environmental Technology.

O trabalho, de autoria da doutora Daniela Sanches de Almeida, juntamente com estudante de Roberta C. dos Santos e a Profa.  Leila Droprinchinski Martins, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), da UTFPR Câmpus Londrina/Apucarana, em parceria com pesquisadores de outras instituições e egressos do PPGEA, investigou as propriedades biocidas de material filtrante preparado por eletrofiacão de acetato de celulose com brometo de cetilpiridínio, sua eficiência de filtração de aerossol e seu uso com meio filtrante em máscaras cirúrgicas.

O material desenvolvido na pesquisa apresentou, nos vários testes realizados, 100% de redução para ambas bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Além disso, o efeito biocida dos filtros de nanofibras se mantiveram mesmo após cerca de 6 meses de preparação do material. A eficiência de filtração do aerossol em tamanho de 7-300 nm variou, dependendo da quantidade eletrofiada, de 63% a 77% e, somente com o material de 97%. No entanto, as respirabilidades foram um pouco maiores que o padrão estabelecido para máscaras tipo cirúrgicas.

Os resultados mostraram que o uso desse material é promissor em aplicações comerciais em ambientes internos que requerem alta pureza do ar (hospitais, aviões, cabines de veículos, etc) pelo seu efeito biocida e alta eficiência de filtração de partículas ultrafinas (ordem de tamanho de vírus, fuligem, etc.). As quedas de pressão foram similares a de filtros de alta eficiência como ULPA e HEPA. Dessa forma, o material é uma alternativa aos materiais utilizados e com vantagens pelas suas características de alta eficiência, ser biocida, biodegradável e mais sustentável.

Mais informações com a Profa. Leila pelo e-mail leilamartins@utfpr.edu.br.