Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Covid - 19

Covid - 19

Servidores da UTFPR Câmpus Londrina colaboram no enfrentamento da Pandemia do Coronavírus
publicado: 30/03/2020 09h16 última modificação: 30/03/2020 09h18

Servidores da UTFPR Câmpus Londrina estão se organizando e somando forças de trabalho e conhecimento em busca de práticas e desenvolvimento de pesquisas que potencializem o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19). As iniciativas irão beneficiar a Secretaria Municipal de Saúde, a Cooper Região, outras entidades e a sociedade de forma geral.

O professor Márcio Florian, do Departamento Acadêmico de Engenharia de Materiais (DAEMA), que integra uma equipe de operadores de impressora 3D de Londrina e região, faz parte de um grande grupo de voluntários que está produzindo “Face Shield”, protetores faciais que minimizam a propagação do contágio de doenças transmissíveis pela saliva e fluidos nasais. De acordo com o docente, todo o material produzido será doado a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, que no protocolo de atendimento a possíveis e/ou portadores de pacientes com o Coronavírus, devem fazer o uso deste equipamento para sua proteção. “Acredito que a contribuição que estamos dando aos profissionais da área de saúde da nossa região, seja de grande valia, pois se somada a outras iniciativas de outras universidades e entidades civis, estão suprimindo a falta de equipamento disponível no mercado e continuarão a trazer um pouco mais de proteção e segurança a uma parcela de profissionais que estão na linha de frente contra este vírus, que se propaga velozmente, e tem acometido uma população considerável do mundo todo”, afirma o docente.

A Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos tem produzido vários materiais de orientação e sensibilização para postagens nas redes sociais, com o objetivo de disseminar a comunidade interna e externa, informações seguras acerca do descarte adequado de resíduos, e ainda de reforçar informações relevantes de cunho protetivo e preventivo que potencializam o combate ao coronavírus. Também foi a partir do contato com a Comissão que a Cooper Região, cooperativa que atende ao Câmpus Londrina na coleta dos resíduos sólidos recicláveis, apresentou a necessidade urgente por álcool 70% para a proteção de seus cooperados. O serviço de coleta de resíduos recicláveis em Londrina está mantido e a Cooperativa está com 83 cooperados trabalhando na coleta e triagem dos recicláveis. Visando atender a esta demanda, uma equipe de servidores do Câmpus Londrina se comprometeu a produzir 40 litros de álcool líquido antisséptico de acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde, os quais serão doados à Cooper Região ainda nesta semana. A mesma equipe já realizou na semana passada o fracionamento de 160 frascos de almotolia de álcool em gel, para a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Durante esta semana, será dado andamento no fracionamento do álcool para a referida Secretaria.

O Prof. Felipe de Almeida La Porta (DAQUI), que coordena o grupo de pesquisa NanoQC (Nanotecnologia e Química Computacional), no Câmpus Londrina, está a frente de um projeto que irá trazer soluções computacionais para acelerar a descoberta e o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento das pessoas acometidas pelo vírus. A pesquisa intitulada “Estratégias computacionais aplicadas no desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da SARS-CoV-2”, conta com o apoio de mestrados do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM - UTFPR Londrina) e pesquisadores de outras universidades parceiras.

O Diretor-Geral do Câmpus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço, compartilha da visão da Reitoria da UTFPR, a qual evidencia que este é momento de todas as universidades somarem forças com outras entidades civis, governamentais, não governamentais e estatais, para juntos, cada um no seu segmento, aliarem ações e iniciativas em prol de um enfrentamento efetivo contra o covid-19. “Muitas vidas estão sofrendo ou já perderam dado o efeito devastador deste vírus no corpo humano, desta forma, mas do que se solidarizar com toda esta situação caótica, nunca vista antes, é muito importante que possamos utilizar a ciência em favor da transformação social e econômica, pois agindo desta forma, estaremos cumprindo com a missão para a qual as universidades foram criadas, e, por conseguinte, estaremos colaborando para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todos os âmbitos”, salienta o dirigente.

Confira outras ações e iniciativas de enfrentamento do Covid-19 na UTFPR:

- Médico do Siass UTFPR-IFPR esclarece dúvidas sobre a Covid-19;

- Andifes divulga comunicado sobre a pandemia do novo coronavírus;

- Servidores e alunos da UTFPR se unem contra o coronavírus;

- UTFPR lança edital de apoio a projetos para o combate ao coronavírus;

- Atividades de ensino estão suspensas por tempo indeterminado;

- Câmpus CP disponibiliza ambientes para atendimento médico à população;

- UTFPR Câmpus Dois Vizinhos desenvolve ações relativas à prevenção ao COVID-19;

- Servidores e alunos do Câmpus Pato Branco se mobilizam em iniciativas preventivas ao COVID-19;

- Câmpus PG desenvolve ações relevantes no contexto da atual pandemia mundial;

- Câmpus Toledo está produzindo álcool em gel para doação;

- Prorrogada a suspensão das aulas na UTFPR;

- UTFPR publica ordem de serviço com ações contra o coronavírus;

- Ordem de serviço estabelece orientações para Servidores no período de suspensão;

- Divulgadas diretrizes para as atividades da UTFPR;

- Aulas suspensas a partir desta segunda-feira, 16 de março;

- Coronavírus: boletim Informativo UTFPR;

- Coronavírus: saiba como se prevenir.