Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Covid-19

UTFPR Câmpus Londrina e Empresas somam forças no enfrentamento do Covid-19
publicado: 01/05/2020 08h20 última modificação: 01/05/2020 12h52

Há exemplo de todos os Câmpus da UTFPR, o Câmpus Londrina continua operante mesmo diante da Pandemia do Covid-19. Empresas têm atendido prontamente as necessidades de insumos dos projetos que visam o enfrentamento contra o coronavírus, possibilitando a produção de álcool em gel por servidores voluntários, que não tem medido esforços para aplicar um pouco do conhecimento que possuem em prol da saúde da sociedade local.

Com esta perspectiva, uma equipe de servidores do Câmpus já tem trabalhado há quase um mês, ora fracionando álcool para a Secretaria Municipal de Saúde (150 litros), ora produzindo álcool 70% líquido e em gel, ações essas que já beneficiaram colaboradores da Cooper Região (40 litros de álcool), o Hospital Cristo Rei de Ibiporã (40 litros de álcool em gel) e uma Casa de acolhimento a 40 moradores de rua (20 litros).

Todas essas ações só estão sendo possíveis graças às doações de insumos pelas empresas: MC Química (50 kg de espessante de álcool em gel), Destilaria Nova Produtiva (500 litros de álcool), SS Indústria e Comércio de Plásticos Ltda (Frascos para álcool em gel) e Meridional Tcs (20 litros de glicerina). O transporte do espessante foi feito gratuitamente de Curitiba a Londrina pela Transportadora Real 94.

De acordo com o Diretor-Geral do Câmpus, Prof. Sidney Alves Lourenço, a parceria da Universidade com o setor produtivo tem se mostrado cada vez mais promissora, evidenciando que todos só têm a ganhar com esta aliança. “A universidade entra com o conhecimento e suas expertises, e o setor produtivo, com os insumos, materiais e equipamentos, quando necessário, e em tempos difíceis como os atuais, de escassez de recursos, esta aproximação é mais que bem-vinda”, ressaltou o dirigente, agradecendo todas as empresas mencionadas pelas doações.

Uma das servidoras envolvidas neste projeto ressalta que a parceria das universidades e empresas pode minimizar os efeitos desta pandemia.

Para que seja dada continuidade a produção de álcool em gel, a universidade continuará contando com as doações dos insumos necessários para sua produção. Desta forma, as empresas que desejarem fazer qualquer tipo de doação podem entrar em contato com a Profa. Alessandra Furtado da Silva pelo e-mail alessandrasilva@utfpr.edu.br.