Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Covid-19

Covid-19

Pesquisadores da UTFPR estudam novas Opções Terapêuticas para o Combate do novo Coronavírus
publicado: 30/05/2020 12h56 última modificação: 30/05/2020 12h56

O Professor Felipe de Almeida La Porta, do Departamento Acadêmico de Química, da UTFPR Câmpus Londrina, liderou um projeto de pesquisa envolvendo a utilização de estratégias computacionais para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas para o tratamento da infecção causada pelo novo coronavírus (denominado de SARS-CoV-2). Os resultados desta pesquisa, intitulado "Nitro derivatives of quinoline and quinoline N-oxide as low-cost alternative for the treatment of SARS-CoV-2 infection", está disponível para download na plataforma Research Square.

Este estudo foi realizado em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da University of Hradec Kralove (República Tcheca), e teve a participação do Mestrando João P. A. de Jesus, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), da UTFPR Câmpus Londrina.

Os resultados in silico sugerem que os nitro derivados de quinolina e do N-óxido de quinolina são compostos biologicamente ativos e podem ser alternativas de baixo custo para o tratamento de infecções induzidas por SARS-CoV-2. Segundo os autores, os compostos de N-óxido de quinolina são inibidores mais eficientes da principal protease do vírus SARS-CoV-2. Além disso, a síntese destes compostos é bem simples de ser realizada, o que torna este estudo atrativo do ponto de vista experimental, uma vez que ainda não existe um tratamento eficiente para esta doença.