Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Covid-19

Covid-19

Professores e Alunos da Engenharia Mecânica se unem a Médicos para desenvolver Ventilador Pulmonar de baixo custo
publicado: 03/06/2020 23h43 última modificação: 03/06/2020 23h43

Desenvolver um ventilador pulmonar de baixo custo para minimizar a falta desses equipamentos nos hospitais de Londrina, dada a aceleração do Covid-19 na região, é a principal motivação de um grupo de professores e alunos da Engenharia Mecânica, da UTFPR Câmpus Londrina, que a convite de alguns médicos do Hospital de Câncer de Londrina, resolveram unir esforços e conhecimentos, para juntos, desenvolverem um ventilador pulmonar de baixo custo utilizando a tecnologia “open source” como base.

O desafio inicial foi lançado pelo Dr. Paulo Emílio Fugant a Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica, que prontamente mobilizou professores com know-how em diversas áreas para o desenvolvimento do equipamento. Além do Dr. Paulo, fazem parte da equipe desenvolvedora os professores Janksyn Bertozzi, Janaina Fracaro de Souza Goncalves, Roger Nabeyama Michels, Rafael Sene de Lima e Ricardo de Vasconcelos Salvo; os alunos Renan Poli Nakahara e Lucas Vasquez Ugolini; e, ainda, os médicos Dr. Luiz Wanderlei Roman e Dra. Janne Stella Takahara.

O projeto iniciou com uma visita dos professores e alunos ao Hospital do Câncer, que recepcionados e orientados pela Engenheira Biomédica Nathany Lopes, puderam conhecer de perto como se dá o funcionamento do referido equipamento. Na sequência, o grupo buscou adquirir sensores e atuadores nacionais compatíveis com a Plataforma Arduino para o desenvolvimento do algoritmo e circuitos de controle do ventilador pulmonar empregando tecnologias open source. O projeto mecânico, por sua vez, foi desenvolvido paralelamente pelos alunos Renan e Lucas, que fizeram todo o esboço do desenho para prototipagem em Impressora 3D. Atualmente, o protótipo do equipamento já está sendo montado para ser testado e mostrado em breve à sociedade.

Com o objetivo de colaborar com o enfrentamento ao Covid-19, o grupo já estabeleceu também uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina para realizar a manutenção de ventiladores pulmonar que estão inativos, com vistas a disponibilizá-los para os hospitais da região.

Mais informações podem ser obtidas com o Prof. Roger pelo e-mail rogernmichels@utfpr.edu.br.