Notícias
Credenciamento
O Laboratório de Pesquisa de Simulação e Catálise em Processos Químicos (SimCat), da UTFPR Câmpus Londrina, acaba de ser credenciado pela Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).
De acordo com o coordenador do SimCat, Prof. Guilherme Duenhas Machado, esta oportunidade abre caminhos promissores para a inserção do curso de Engenharia Química no cenário nacional, haja vista a possibilidade de concorrer a recursos advindos da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento constante dos Contratos para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, que irão subsidiar o investimento em novas pesquisas. “O credenciamento é muito vantajoso, pois amplia a perspectiva de aprovação de novos projetos, favorece o desenvolvimento e a formação técnica dos nossos acadêmicos, entre outros benefícios”, acrescenta.
Além do Prof. Guilherme, o grupo de pesquisa responsável pelo SimCat é composto pelos professores Patricia Yassue Cordeiro (coordenadora substituta), Admilson Lopes Vieira, Márcio Florian e Lucas Bonfim Rocha, os quais contam ainda com o apoio de sete alunos de iniciação científica. Os estudos e pesquisas da equipe tem como escopo as temáticas “Simulação computacional e Estudos catalíticos”, viabilizando resultados pautados na parte teórica e prática.
Atualmente, as pesquisas do grupo estão voltadas para o projeto “Produção integrada de biodiesel etílico a partir do óleo ácido proveniente de plantas de etanol de milho”, que tem como objetivo estudar a integração dos processos de produção de etanol e biodiesel numa mesma planta de milho. Para tanto, está sendo implementando o conceito da destilação reativa aplicada à reação de esterificação com catálise heterogênea, seguida pelo processo convencional (transesterificação), utilizando a estrutura e o etanol anidro da própria planta, em ambos os casos.
A referida proposta de pesquisa é proveniente de um acordo de cooperação técnica da UTFPR com a empresa chinesa SINOCHEM Petróleo Brasil LTDA (n. 011/2019), com recursos aproximados de R$ 1,5 milhão de reais.
Mais informações podem ser obtidas com os professores Guilherme (guilhermed@utfpr.edu.br) ou Patrícia (pcordeiro@utfpr.edu.br).