Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Decisão do Governo Federal foi comunicada à instituição na quarta (05)

Decisão do Governo Federal foi comunicada à instituição na quarta (05)

Nota Oficial

Bloqueio de recursos no orçamento da UTFPR
publicado: 06/10/2022 20h27 última modificação: 06/10/2022 20h27

A UTFPR foi notificada nesta quarta-feira (05), por meio de mensagem do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), do bloqueio de 5,88% no orçamento da instituição. A Universidade já havia tomado conhecimento do bloqueio orçamentário às 19h do dia anterior (04), com o lançamento de estorno de valores de limite no Siafi.

Considerando o corte de 7,20% no mês de junho e o bloqueio em outubro de 5,88%, o impacto para a UTFPR em 2022 representa uma redução de R$ 15.489.457,21 no orçamento de despesas discricionárias, que incluem custeio, investimento e assistência estudantil.

Para se adequar à nova realidade, a instituição planeja reduzir outras despesas de manutenção em percentual igual ou superior ao bloqueio de 5,88% para minimizar o contingenciamento nas atividades fins e manter o subsídio dos Restaurantes Universitários. Anteriormente, em razão do corte do mês de junho, a UTFPR já havia reduzido em 10,53% os recursos para todos os programas e despesas institucionais, incluindo pagamento de bolsas. Além disso, serão novamente revistos os valores projetados para manutenção predial e de equipamentos, material de consumo de escritório e de tecnologia da informação, estagiários, diárias e passagens e, ainda, para editais de auxílio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e outros insumos que são utilizados nas aulas práticas da graduação.

Por conta do corte orçamentário ocorrido no primeiro semestre, já foram suprimidos postos de funcionários terceirizados, como copeiros e motoristas, e mantidos sem aumento de quantitativo os postos para os serviços de limpeza, apesar da ampliação de área construída.

Em relação ao pagamento de subsídios às refeições dos alunos nos restaurantes universitários dos 13 campi da instituição, a UTFPR buscará preservá-lo sem cortes. A Reitoria da Universidade recebe com surpresa a decisão do bloqueio, uma vez que os recursos, já aprovados na Lei Orçamentária Anual, são fundamentais para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

Ao mesmo tempo em que trabalha internamente para que o bloqueio tenha o menor impacto possível no cotidiano da comunidade acadêmica e na qualidade dos serviços prestados, a gestão da UTFPR intensifica as articulações junto às demais universidades federais, via Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para a reversão da medida.

Fonte: página da Reitoria.