Notícias
Ecossistema de Inovação
O Professor do Departamento de Engenharia Química, Admilson Lopes Vieira, é o novo Presidente da Governança de Químico e Materiais (Integra QM), do Ecossistema de Inovação de Londrina (Estação 43). A indicação para a gestão, que tem como Vice-Presidente o Prof. Alexandre Orsato (UEL), compreenderá o período de outubro de 2023 a outubro de 2025.
Desde maio de 2021, Vieira já é um dos representantes da Instituição nesta Governança junto aos Professores Luis Fernando Cabeça (ASREC) e Marcio Florian (DAEMA).
De acordo com o Docente, o papel do INTEGRA é de promover a integração, fomentar negócios e inovações que gerem valor para todos os agentes do ecossistema, atuando com transversalidade e interfaces com outros setores tradicionais, buscando potencializar a competitividade e desenvolvimento científico, tecnológico e econômico. Como Visão, o foco é se tornar um ecossistema de químico e materiais reconhecido pela inovação, integração e geração de valor até 2030.
* Estação 43
O Ecossistema de Inovação de Londrina tem como objetivo promover a integração entre os diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico de Londrina e região. Está em constante desenvolvimento e conta com diversos ambientes de inovação com o papel relevante das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), também, a participação ativa do Poder Público e com normativos legais de apoio e fomento à inovação, conta com mecanismos de acesso aos investimentos de origem público e privados. Além disso, tem o apoio de diversas entidades, empresas e organizações da sociedade. Outro pilar fundamental que possui é através das governanças setoriais e transversais, as quais, estão organizadas e integradas ao ecossistema local, são protagonistas para a discussão e a realização de programas e ações destinadas à inovação nos setores pertencentes e ao Ecossistema de inovação de Londrina e região.