Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Ecossistema de Inovação

Ecossistema de Inovação

UTFPR Londrina participa do Lançamento do Sistema Regional de Inovação Norte do PR (SRI)
publicado: 14/12/2023 16h14 última modificação: 14/12/2023 16h28

O Diretor-Geral do Campus Londrina da UTFPR, Prof. Sidney Alves Lourenço, participou nesta terça-feira (12), na Chácara Graciosa, do lançamento do Sistema Regional de Inovação Norte do PR (SRI), uma estrutura que vai integrar oportunidades e iniciativas inovadoras que promoverão o desenvolvimento econômico e social dos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas, com o apoio do Governo do Estado, de Universidades, do Setor Produtivo e da Sociedade Civil.

A solenidade contou com presença do Secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Marcelo Rangel, do Prefeito Marcelo Belinati, do Gerente Regional do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi, do Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, entre outras autoridades políticas e civis da região e de municípios vizinhos.

O objetivo do SRI é promover o desenvolvimento econômico e a transformação social da região, através da articulação de um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e à inovação. Além disso, buscar-se-á a integração plena e sinérgica entre os municípios, setores da economia e inciativas existentes, potencializando os recursos regionais por meio da inovação.

Lourenço acredita que o SRI vai potencializar significativamente o desenvolvimento econômico da região norte do Paraná. “O estabelecimento sistemático de um trabalho em rede e em conjunto entre o setor público e privado, somando esforços, estratégias e ações, bem como, compartilhando recursos, materiais e equipamentos, só poderá ser frutífero e todos os envolvidos serão beneficiados”, destaca. “Contem com a nossa Universidade para implementar iniciativas em prol da Inovação no nosso Estado. O nosso corpo docente, cada um com suas expertises, por certo, poderá colaborar também com o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do Norte do Paraná”, complementa o Gestor.

A UTFPR Londrina já integra o Ecossistema de Inovação Local em sete Governanças dentre as onze existentes, com representação no Conselho de Administração pelo Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, nas Governanças Agro e da Tecnologia da Informação, com o Prof. Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci, na Construção Civil, Saúde e  Química/Materiais, respectivamente, pelos professores Fabiano Moreno Peres, Renato Marcio Ribeiro Viana, Admilson Lopes Vieira, Marcio Florian e Luís Fernando Cabeça. Na área de Eletrometalmecânica, com a Profa. Janaina Fracaro de Souza Goncalves, e no segmento das  Instituições de Ensino Superior, o Prof. Marcos Massaki Imamura.

• Com informações do site: https://blog.londrina.pr.gov.br/.