Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Empreendedorismo e Inovação

Empreendedorismo e Inovação

Alunos da Engenharia Mecânica criam “Uber” para Pequenas Cargas
publicado: 28/12/2020 14h03 última modificação: 28/12/2020 14h03
Foto: Divulgação/WeTake

A Startup “WeTake”, recém criada pelos alunos Bruno Pontes Fuentes, Lucas Gabriel Vieira Masi, Amanda Cândido Ferreira e Fernanda Domingues Biagi, ambos do Curso de Engenharia Mecânica, da UTFPR Câmpus Londrina, juntamente com o acadêmico João Pedro de Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação (UNESP – Bauru), já está operando desde a semana passada.

O projeto que nasceu a partir da ideia do pai do Lucas, que já trabalhava com fretes e via a possibilidade de existir para ele e outros colegas que trabalham no mesmo segmento, um aplicativo como o “Uber” para pequenas cargas, pode ganhar vida depois de ser apresentado ao Sebrae, por meio do Startup Garage, um programa que visa estimular a criação de ideias de negócios inovadores entre os estudantes.

Ao falar da relevância dos serviços prestados pela “WeTake”, Fuentes destaca que o projeto vencedor do Startup Garage, na UTFPR Câmpus Londrina, foi idealizado como “uma solução para resolver problemas relacionados ao transporte de cargas pequenas e médias (móveis em geral, eletrodomésticos, etc.) dentro da cidade ou entre cidades próximas”. Na prática, se traduz em um aplicativo no qual a pessoa interessada no serviço identifica o tipo de carga que precisa transportar, informa o destino e escolhe a forma de pagamento, e um sistema de GPS localiza o motorista mais próximo”, complementa.

O WeTake ainda é operado manualmente por meio de uma conta do WhatsApp Business, entretanto, a equipe está em busca de parceiros que tenham interesse em patrocinar o desenvolvimento e o marketing do aplicativo. Atualmente, a startup já tem contato com 25 motoristas e está aberta para receber o cadastro de novos “Fretistas” que fazem transporte de pequenas e médias cargas com utilitários e caminhonetes. A taxa que fica com o WeTake é de 15% sobre cada viagem realizada.

O negócio inovador pode gerar o aumento da demanda pelo serviço e mais segurança aos clientes e prestadores do mesmo, uma vez que as normas de segurança da startup visam diminuir o número de danos a cargas em seu transporte e possibilita ainda uma avaliação dos serviços prestados pelo fretista. Além disso, “tanto o motorista como a carga, possuem cobertura de um seguro, que em caso de acidente, poderá garantir a proteção da carga e do motorista, desde o momento da sua retirada junto ao cliente até sua entrega no destino especificado”, salienta Fuentes.

Mais informações com Bruno pelo fone (17) 996707358; pelo e-mail wetake.fretes@gmail.com, ou nas redes sociais da startup:

- Instagram - @wetakefretes;

- Fanpage - https://www.facebook.com/wetakefretes;