Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Engenharia Mecânica na ExpoLondrina
conteúdo

Notícias

Engenharia Mecânica na ExpoLondrina

Projetos da Engenharia Mecânica agitam estande da UTFPR
publicado: 09/04/2019 13h30 última modificação: 09/04/2019 20h24

Nesta terça-feira, o Curso de Engenharia Mecânica agita o estande da UTFPR Câmpus Londrina na ExpoLondrina 2019, trazendo os projetos SAE Baja, Robótica, Grifo AeroDesign, Tubaturbo. Também estão presentes representantes do Centro Acadêmico e da empresa Júnior da área (MEC Engenharia). O espaço está localizado no Pavilhão Smart Agro.

Todos os projetos em exposição trazem a aplicação de diferentes conhecimentos que integram a Engenharia Mecânica. As equipes acabam desenvolvendo um protótipo que perpassa todas as fases da construção de um projeto de engenharia, desde a sua idealização até a sua construção.

A equipe Londribaja está expondo o projeto Baja SAE Brasil, protótipo construído pela equipe, logo na entrada do pavilhão. Na oportunidade, os visitantes poderão ver de perto todos os componentes, materiais e dispositivos mecânicos agregados ao “Baja”, veículos que são projetados e construídos visando à participação da equipe em competições regionais e nacionais Baja SAE Brasil. Nessas competições, o carro, depois de passar por uma prova de segurança estática e dinâmica, está apto a participar do enduro de resistência, que é realizado comumente em pistas cheias de obstáculos, como valetas, rampas, troncos de árvore, etc.

Em outra vertente da área da área de engenharia mecânica, está situado o projeto de “Robótica”, que busca incorporar eletrônica e automação a robustos projetos mecânicos, criando um conjunto interdisciplinar. Na visão de um dos fundadores do projeto, o acadêmico Reinaldo Matis Gussi, “embora muitos dizem que a robótica é o futuro, ela já é o presente”, e nesta perspectiva, a equipe de robótica Robotic Monkeys desenvolve robôs de competição nas categorias sumô, seguidor de linha, combate, etc. Na ocasião, a equipe está apresentando dois protótipos da categoria “combate”, que se baseiam em carros robóticos, munidos de armamentos, com a finalidade de nocautear o robô adversário ou arremessá-lo para fora da área de competição.

Já o projeto Grifo AeroDesign, traz como atrativo um Aeromodelo, que foi construído na perspectiva de difundir os conhecimentos específicos da área da aviação, um segmento da engenharia mecânica, que vislumbra o desenvolvimento de um caso real de projeto aeronáutico. A exemplo do projeto SAE Baja, os aeromodelos são projetados de forma a atender requisitos da competição SAE AeroDesign, o principal evento acadêmico da área.

Com o intuito de reduzir ao máximo o consumo de energia de veículos motores e maquinários, e visando também o lucro ecológico, a equipe do projeto “Tubaturbo” vem compartilhar os seus conhecimentos de otimização energética e a sua experiência em competições da área. No desenvolvimento de protótipos veiculares que visam à eficiência energética, a equipe agrega conceitos inovadores de design, uso de fontes de energia e funcionalidades mecânicas, que objetivam entre outros propósitos, melhorar o desempenho dos veículos em competições e tecnologias aplicáveis na indústria e no âmbito social.

O Centro Acadêmico do curso, por sua vez, está trazendo diversas informações voltadas para a atuação e a formação do engenheiro mecânico. Os interessados em conhecer algumas vertentes da engenharia mecânica, poderão participar de uma brincadeira que tem como objetivo a difusão de conceitos básicos da área.