Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > EPAST

EPAST

Equipe Gravidade Zero participa de Encontro Paranaense de Astronomia
publicado: 25/06/2019 15h44 última modificação: 25/06/2019 15h47

A Equipe Gravidade Zero, da UTFPR Câmpus Londrina, participou na semana passada, entre os dias 20 e 22 de junho, do 16° Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST). O evento, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi promovido e organizado pelo Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia (GEDAL) e pelo Museu de Ciência e Tecnologia da UEL (MCTL/UEL), com o objetivo de divulgar a astronomia de forma didática, permitindo a participação de todos os interessados, entre eles astrônomos amadores, curiosos e pesquisadores.

A programação contou com palestras, comunicações orais, sessão de pôsteres, exposição e concurso de astrofotografias, exposição de meteoritos, observações astronômicas, atividades para crianças e até lançamento de foguetes. Nesta última atividade, a equipe gravidade zero compartilhou com professores e estudantes do ensino médio e superior, grupos de pesquisas em astronomia de várias universidades, e ainda, com entusiastas da astronomia vindos de várias regiões do Brasil, um pouco das suas vivências e experiências no projeto.

De acordo com o Prof. Kleber Eiti Yamaguti, o EPAST é considerado um dos eventos mais importantes do Brasil no segmento. Além disso, é o maior evento de Astronomia do Sul do país, que possibilitou a equipe “não só uma rica troca de experiências, como também o estabelecimento de contatos importantes com possibilidades de futuras parcerias”, afirmou o docente.

A equipe Gravidade Zero, liderada pelos acadêmicos Renato Lima da Silva (Engenharia de Materiais) e Ana Carolina Krüger Vidal (Engenharia Mecânica), é coordenada pelos professores José Aécio Gomes de Sousa (Departamento de Engenharia Mecânica) e Kleber Eiti Yamaguti (Departamento de Física). Alunos das Engenharias Ambiental e Química, também integram a equipe.