Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > ExpoLondrina 2019

ExpoLondrina 2019

O Uso da Zircônia na Busca do Sorriso Perfeito - projeto será reapresentado na ExpoLondrina
publicado: 09/04/2019 20h02 última modificação: 13/04/2019 23h48

Quem não sonha em ter os dentes todos branquinhos, sem qualquer problema de saúde ou estética, não é mesmo? Hoje em dia, isso é possível, mesmo que a pessoa precise substituir algum ou todos os dentes. Há várias opções de tratamento disponíveis no mercado, e dentre eles, a restauração ou substituição dentária, utilizando-se a zircônia. um material altamente resistente, que favorece a obtenção de excelentes resultados estéticos.

A introdução da técnica de prótese dentária fixa com zircônia, também conhecido com próteses dentárias metal-free (sem metal), trouxe novas possibilidades e soluções estéticas, e uma melhor relação destas com as gengivas. Dentes escurecidos por canal, tratamentos para clareamento dental de alta intensidade e mudanças de impacto no sorriso tiveram um primeiro “boom” após a introdução da técnica com zircônia.

Todas as vantagens do emprego da zircônia na odontologia serviram de incentivo para a direção da empresa Angelus Ciência e Tecnologia, de Londrina, investir em uma parceria que possibilitasse a confecção do produto em nível local.

O convênio para a produção de “Blocos de Zircônia Translúcida para Aplicação Odontológica” foi firmado em 2015, entre a Funtef, o BNDES e a Angelus. Os recursos não reembolsáveis, no valor de R$ 3 milhões, viabilizaram o desenvolvimento de uma tecnologia para obtenção de blocos de zircônia translúcida para uso em sistemas CAD/CAM na fabricação de próteses fixas, unitárias ou múltiplas sobre dentes e implantes em odontologia restauradora. Do total, R$ 2 milhões e 700 mil reais foram financiados pelo BNDES e R$ 300 mil pela Angelus. O convênio viabilizou a construção de um bloco de pesquisa para o desenvolvimento do referido projeto, a compra de equipamentos importados de alto custo, que ao término do projeto, em julho de 2019, ficará no patrimônio da UTFPR, o desenvolvimento de recursos humanos dos pesquisadores envolvidos e a oferta de bolsas de pesquisas para alunos de graduação, entre outros benefícios para a Instituição e sua comunidade acadêmica.

O processo de produção das próteses de zircônia tem início a partir do pó, que é prensado e superaquecido, gerando blocos de formato circular, que servirão de base para a moldagem dos dentes. E esta etapa é realizada por dois equipamentos de primeiro mundo: o Computer Aid Design (CAD), um scanner onde a prótese é detalhadamente planejada, e Computer Aid Machine, que funciona como um torno, a partir dos dados inseridos no CAD. Por isso, o método é chamado de CAD/CAM.

Na UTFPR,os trabalhos são coordenados pelos professores do Curso de Engenharia de Materiais, respectivamente, Márcio Florian (coordenador geral) e Luíz Eduardo de Carvalho (coordenador técnico). Segundo o Prof. Márcio Florian, coordenador do Projeto, "esta significativa parceria beneficiará a UTFPR não só nos aspectos já mencionados, mas favorecerá a aproximação da Universidade com a Indústria, ao oportunizar o desenvolvimento de um produto aplicado na área de saúde, ampliando, quem sabe, a possibilidade de outras parcerias com a indústria local e regional”.

Para o Diretor Proprietário da Ângelus, Sr. Roberto Alcântara, “A Angelus, por meio desse projeto em conjunto com a UTFPR e o BNDES, acredita no desenvolvimento do modelo de "hélice tripla", no qual a universidade, a empresa e o governo unem esforços para transformar conhecimento em inovação na busca do crescimento social e econômico sustentável para o país”.