Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > ExpoLondrina 2019

ExpoLondrina 2019

Secador de Alimentos fabricado para beneficiar Pequenos Produtores é apresentando na ExpoLondrina
publicado: 09/04/2019 20h11 última modificação: 13/04/2019 23h47

Pensando nos benefícios de um secador de alimentos eficiente e de baixo custo para o pequeno produtor rural, uma equipe multidisciplinar, formada por professores e estudantes de graduação em engenharia e de ensino médio da UTFPR e do Instituto Federal do Paraná -IFPR- Londrina, vem aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para a construção de um equipamento com tais especificações.

O grupo é composto pelos professores da UTFPR, Lyssa Sakanaka, que é coordenadora do projeto, Janksyn Bertozzi, Roger Michels, Lisandra Lima, Admilson Vieira e Joel F. Nicoletti; pelos alunos da UTFPR, Mateus Vinicius de Paiva e Pedro Pinguelli Borges; pelos professores do IFPR, Romualdo Rubens de Freitas e Leonardo Carmezini Marques, e pelo aluno do IFPR, Gustavo de Oliveira Martins.

A equipe iniciou os trabalhos definindo modelo, materiais e sistema a serem utilizados. Começou empregando sistema solar, que na sequência foi substituído pelo elétrico, para testar todas as possibilidades do equipamento. O secador foi confeccionado a partir de materiais de reciclagem, e integrado a um sistema eletrônico de controle de temperatura e monitoramento de umidade relativa, para permitir controle no processo de secagem de frutas e vegetais. O modelo adotado é em formato de “L”, e os materiais utilizados - madeira reciclada e caixinha tetra pak - servem de isolamento térmico, e também para que a umidade do alimento não entre em contato com a madeira. A equipe já realizou, com sucesso, testes com abóbora e banana, e tudo indica que o resultado será o esperado também com outros produtos.

O projeto vem sendo aprimorado, para ser levado aos produtores. A ideia é substituir as resistências elétricas por placas de energia solar, para baratear os custos de utilização do equipamento.

Aliada à questão pedagógica do processo de construção e testes, o secador poderá auxiliar em aulas de graduação e em pesquisas, e até mesmo ser uma alternativa para pequenos produtores aproveitarem o excedente de produção de alimentos em época de safra.