Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > ExpoLondrina 2023

ExpoLondrina 2023

Curso de Engenharia Mecânica agita Criançada e Adultos na ExpoLondrina
publicado: 14/04/2023 12h06 última modificação: 14/04/2023 12h23

A semana começou movimentada para alguns alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica, da UTFPR Londrina. À convite do Instituto TeAjudo, eles estiveram presentes nos dias 11 e 12 de abril na Praça da Inclusão da ExpoLondrina, apresentando alguns dos seus projetos.

Crianças e adultos se mostraram encantados com o carro desenvolvido pela Equipe LondriBaja, pelos aviões e aeromodelos, alguns confeccionados com materiais recicláveis, expostos pela Equipe Grifo AeroDesign e pela bicicleta para autistas e pessoas neurodivergentes, arquitetada pelo acadêmico Fernando Cardoso Solano Neto. E de brinde, os visitantes puderam levar uma “régua guia para assinatura do nome”, idealizada e produzida pela Empresa Júnior do curso da Engenharia Mecânica (MECA) a partir da tecnologia de impressão 3D.

Para o acadêmico Marco Aurélio de Carvalho Andrade, integrante da Equipe LondriBaja, participar de uma das exposições agropecuárias mais importantes da América Latina, foi muito gratificante. Ao falar sobre esta oportunidade, ele destacou: “Com pouco mais de dois meses para a formatura, tive mais uma oportunidade de participar de um evento representando a Engenharia Mecânica da UTFPR, em especial a equipe LondriBaja, durante a ExpoLondrina. Foi extremamente satisfatório poder levar o nosso carro, realizar jogos e brincadeiras com as crianças, e principalmente, motivar os futuros alunos com todo o trabalho que é feito na Universidade”.

Com o mesmo sentimento de Andrade, o Capitão da Equipe Grifo Aerodesign, Ivan Carrega, declarou que a participação dele e de sua equipe na Expo foi muito proveitosa. “Ver as crianças e até mesmo os adultos se divertindo com os aeromodelos que levamos, com o simulador de voo e aprendendo conosco na oficina que ministramos de “Aeroplanos”, foi uma experiência única e só trouxe resultados positivos para cada um de nós e para a equipe do Projeto Grifo”.

Solano Neto, o Tio que teve a ideia brilhante para que o sobrinho pudesse continuar usando a bicicleta enquanto crescesse, tendo o apoio de um adulto para direcionar e frear quando necessário, relatou que pode resumir seu sentimento por ter participado da Expo em “gratidão”, já que pode apresentar a sociedade Londrinense um meio de transporte que foi todo adaptado para atender necessidades específicas de um indivíduo autista ou pessoas neurodivergentes. O projeto batizado com o nome do seu sobrinho “THEO - Triciclo para Habilidade Especial Orientada”, traz o protótipo de uma bicicleta que foi toda adaptada para que o seu usuário(a) se sinta mais seguro(a), e ao mesmo tempo, possa dispor de um instrumento que auxilie no seu desenvolvimento motor, promovendo também diversão e lazer. “O Triciclo poderá agregar só efeitos positivos a saúde dos seus utilizadores, ampliando seu bem-estar, estimulando e incentivando novas habilidades”, complementa.

Ao falar sobre esta rica experiência, o Presidente da MECA Engenharia (Empresa Júnior de Engenharia Mecânica), Caio Eduardo de Melo Ríbolli, também denotou muita satisfação, dizendo: “Participar da ExpoLondrina na Praça da Inclusão nos possibilitou conhecer um pouco do mundo inclusivo, suas necessidades, normas que regem projetos personalizados para este público, e como nós, futuros Engenheiros Mecânicos, podemos dar nossa contribuição para melhorar ambientes, aperfeiçoar e/ou desenvolver novos produtos que promovam efetivamente a inclusão social. Quanto ao brinde que levamos, a “régua guia”, que foram produzidos por empresas parceiras, além de entregar para os visitantes, pudemos doar algumas para o Hospital Universitário de Londrina (HU) e para o Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP Londrina)”. O acadêmico ainda fez questão de agradecer a UTFPR e ao Instituto pelo convite, que possibilitou entre tantas coisas, aumentar a rede de contatos da MECA com outras empresas, para a troca de ideias e/ou para a prestação de novos serviços.

O Centro Acadêmico do curso (CAMEC) também colaborou para que tudo desse certo, dando apoio logístico para as equipes, aos docentes e realizando a panfletagem do material de divulgação do Vestibular da UTFPR. “Foi muito bom ajudar todas as equipes na organização e exposição dos seus projetos, além de tornar mais conhecida a nossa Universidade em um evento tão tradicional e de relevância na cidade de Londrina”, ressaltou o Presidente do CAMEC, Gustavo Santana Guimarães.

Além do Coordenador do Curso, o Prof. Haroldo Lhou Hasegawa, também estiveram presentes apoiando a organização e apresentação das referidas equipes, os professores Ismael de Marchi Neto, Janaina Fracaro de S. Goncalves, Jederson da Silva, Jose Aécio G. de Sousa, Rafael Sene de Lima, Renan M. Galante, Ricardo de V. Salvo e Roger Nabeyama Michels. O Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, e o Diretor de Graduação e Educação Profissional, Prof. Walmir Enno Potcker, também foram prestigiar os expositores e agradecer pessoalmente o convite feito à Engenharia Mecânica pelas fundadoras do Instituto TeAjudo, Adrielly Devito Cavalcanti Ganeo e Vanessa Agnes Soncela. “Agradecemos pela oportunidade e esperamos que esta parceria se estenda em outras ocasiões e também aos outros cursos que ofertamos, que provavelmente, dispõem de expertises favoráveis ao desenvolvimento e/ou adaptações de produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades de crianças, jovens ou adultos”, salienta Lourenço.