Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Extensão

Projeto da Engenharia Mecânica prevê Ensino Lúdico, Dinâmico e Aplicado
publicado: 13/05/2020 21h25 última modificação: 13/05/2020 21h25

O projeto de extensão e iniciação científica do Curso de Engenharia Mecânica, da UTFPR Câmpus Londrina, intitulado “PistoBusão” (Laboratório Móvel de Tecnologias Mecânicas), busca parcerias com escolas do ensino fundamental e médio, com vistas a propiciar a crianças e adolescentes o ensino de conceitos básicos da engenharia de forma lúdica e aplicada. A ação, coordenada pela Profa. Janaina Fracaro de Souza Gonçalves, conta com a participação de 20 alunos de graduação.

A acadêmica Letícia Barcala, integrante e uma das entusiastas do projeto, salienta que o ensino aplicado é uma ótima ferramenta para melhorar o aprendizado, o desenvolvimento motor, cognitivo e interpessoal de crianças e adolescentes, além de incentivar a criatividade, a curiosidade e o raciocínio lógico. Com esta perspectiva, a proposta do projeto é pautada no uso de metodologias que agregam jogos, protótipos, vídeos, esquemas, desenhos, aulas dinâmicas, praticas e divertidas, favorecendo, inclusive, a aprendizagem de alunos com dificuldades, seja no âmbito intelectual, comportamental ou na linguagem.

As escolas Apoena e Interativa já são parceiras no projeto. No entanto, a equipe continua em busca de novas escolas que queiram incrementar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos por meio de um laboratório repleto de estratégias de ensino lúdicas, dinâmicas e interativas. Escolas públicas também poderão se juntar ao projeto.

Acompanhe o “PistoBusão” nas redes sociais pelo instagram (@pistobusao) ou pela fanpage (https://www.facebook.com/pistobusao/). Mais informações pelo e-mail pistobusaoutf@gmail.com.