Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Extensão
conteúdo

Notícias

Extensão

Oficina promovida pela Comissão de Resíduos Sólidos ensina uma receita para reaproveitar a casca da Banana
publicado: 28/04/2021 11h19 última modificação: 28/04/2021 11h20

Com o intuito de colaborar para a sensibilização da comunidade externa para questões fundamentais relacionadas a sustentabilidade e a importância da reciclagem e/ou reaproveitamento de resíduos, a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, da UTFPR Câmpus Londrina, promove nesta sexta-feira, dia 30 de abril, às 16h30, de modo online, uma oficina que visa ensinar idosos uma receita elaborada a partir do reaproveitamento da casca de banana.

De acordo com a Professora Tatiane Cristina Dal Bosco, coordenadora do Projeto, o intuito é demonstrar como aproveitar esta parte do alimento, deixando de descartá-la como "lixo" e, ainda, obter benefícios de ordem nutricional. A receita, publicada no livro "Tópicos em Ciências e Tecnologia de Alimentos: resultados de pesquisas acadêmicas", foi testada pela estudante Caroline de Oliveira Galindo e as professoras Ana Flávia de Oliveira e Juliany Piazzon Gomes, do Curso de Tecnologia em Alimentos, da UTFPR Câmpus Londrina. Confira mais informações!

A ação faz parte de uma série de oficinas sobre resíduos sólidos e sustentabilidade que vem sendo realizadas desde o mês março com idosos, mediando o projeto de extensão vinculado à Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, "Coleta Seletiva Solidária: da UTFPR Câmpus Londrina para a Comunidade", e a Secretaria Municipal do Idoso. A sensibilização dos participantes para a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis tem sido o foco nas oficinas, realizadas quinzenalmente, também por meio do ensino de trabalhos manuais e/ou artesanatos, utilizando materiais como caixas de leite, latas de alumínio, garrafas PET, etc.  

Dal Bosco salienta que a iniciativa visa desenvolver a sensibilização da comunidade externa à UTFPR quanto à Coleta Seletiva Solidária, consumo e produção conscientes e sustentáveis, por intermédio de estratégias virtuais e orientações visando à melhoria da qualidade do gerenciamento de resíduos sólidos, reaproveitamento de resíduos e a qualidade de vida da comunidade. Além disso, “temos como objetivo e contribuir com a formação de grupos de idosos, orientando-os e sensibilizando-os quanto à importância de cada um fazer a sua parte para a segregação correta dos resíduos, consumo sustentável, reciclagem e combate a doenças, como a dengue”, complementa. De acordo com a docente, toda a parceria é muito bem-vinda neste sentido, por isso, “agradecemos a colaboração das professoras Ana Flávia e Juliany pela indicação da receita”, destaca.

Para participar das oficinas, é só entrar em contato com a Rosely da Secretaria Municipal do Idoso pelo telefone (43) 3372-4502.